A Civilização Maia: entenda a sua importância!

A Civilização Maia: tudo aquilo que você precisa saber!

Os Maias foram os responsáveis por desenvolver uma importante civilização que gerou uma série de descobertas e tecnologias utilizados por nós até os dias de hoje.

Dessa forma, algumas características da civilização e algumas de suas descobertas são abordadas por questões de provas de História, principalmente nos vestibulares.

Assim, é essencial que você domine os principais tópicos desse assunto para garantir um alto desempenho nas suas provas!

Os Maias: Introdução

Os Maias desenvolveram uma das mais antigas civilizações pré-colombianas. Porém, alguns historiadores consideram que o seu desenvolvimento foi menor em relação àquele dos Incas e dos Astecas.

Os Mais habitavam regiões de florestas tropicais. Especificamente, a civilização se desenvolveu nos territórios que hoje conhecemos como Guatemala, Honduras e a Península de Yucatán, no México.

Os Maias: Economia

Mesmo com um desenvolvimento inferior se relacionado ao dos Incas dos e Astecas, os Maias possuíam técnicas avançadas de irrigação. Isso fazia com que a sua agricultura fosse muito desenvolvida. Dessa maneira, a economia maia era predominantemente agrícola e girava em torno do cultivo do milho, do feijão, do algodão, do tomate, do cacau, de frutas e de batatas.

Os Maias: Organização Política

A civilização Maia não era organizada em torno de um Império unificado, mas sim em cidades-Estado. Assim, apesar de poderosa, não possuía a mesma força que o Império Inca, por exemplo, para dominar territórios.

A forma de governo era a teocracia, em que o líder de Estado é o representante dos deuses na terra.

Além disso, as guerras com outros povos ocorriam para capturar prisioneiros a fim de sacrificá-los aos diversos deuses que cultuavam. Os sacrifícios podiam ser feitos também com alimentos e animais dependendo da ocasião.

Os Maias: As produções e construções

Os destaques da produção Maia giravam em torno do Artesanato, principalmente com a confecção de tecidos coloridos. Além disso, a arquitetura e a construção de pirâmides, templos e palácios também se destaca.

A civilização possuía grandes conhecimentos matemáticos e astronômicos : os Maias foram os repensáveis por idealizar um calendário complexo que registrava exatamente os 365 dias do ano. Ainda, criaram também o templo Kukulkan, no México, que era usado como observatório astronômico.

Os Maias foram também os responsáveis por idealizar  a criação das casas decimais são méritos dos Maias. Ainda com a aritmética, foi possível realizar cálculos e conhecer o movimento da Lua, dos planetas e do Sol.

Eles também desenvolveram um tipo de escrita, mas que até hoje não foi decifrada. Hoje, são conhecidos apenas três livros Maias: o Códice de Dresde, o Códice de Madri e o Códice de Paris.

Os Maias: Fim da civilização

A causa do fim da civilização Maia não é exata e, segundo historiadores, o declínio ocorreu a partir do século IX devido às invasões, às guerras e à má administração das cidades-Estado.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.