A Civilização Asteca: saiba tudo sobre esse poderoso Império!

A Civilização Asteca: um resumo sobre essa poderosa civilização!

A civilização dos astecas foi uma poderosa civilização que conseguiu perdurar por muito tempo. Além disso, os astecas foram responsáveis também pela elaboração de técnicas agrícolas muito elaboradas e que seriam, posteriormente, reaproveitadas pelos colonizadores europeus.

Assim, devido a sua importância, a civilização é muito cobrada pelas principais provas do país. Dessa maneira, é fundamental que você domine as principais características do Império Asteca para garantir um bom desempenho nas provas que você deseja fazer!

Os Astecas: Introdução

As civilizações pré-colombianas formavam o conjunto de povos que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus. E, dentro dessas civilizações, se encontra aquela dos Astecas, como uma das mais sofisticadas de seu período.

O desenvolvimento dessa civilização aconteceu na região da Mesoamérica, onde hoje está o México. A capital asteca era a cidade de Tenochtitlán, construída em uma ilha sobre um lago Texcoco. Atualmente a cidade não existe mais.

Os Astecas: A Sociedade

A sociedade asteca era organizada de forma rígida em classes sociais. Cada classe possuiria direitos específicos, vestimentas adequadas e privilégios também específicos.

A população asteca chegou a atingir 11 milhões de pessoas em seu auge. Todos os indivíduos ficavam sob o comando do Imperador, considerado representante do deus supremo dos astecas, Tezcatlipoca. A sociedade se organizava também em uma hierarquia: abaixo do grande líder se encontrava a nobreza e, abaixo dessa classe, os homens comuns.

Os povos que eram conquistados pelos poderosos astecas deveriam pagar impostos. Esses poderiam ser pagos em alimentos, jóias ou escravos para serem usados nos sacrifícios, uma vez que, assim como os maias e os incas, os astecas eram politeístas e realizam sacrifícios humanos aos seus deuses.

Os Astecas: A economia

A agricultura era a principal fonte de riquezas da economia asteca. O cultivo agrícola era muito eficiente e, segundo historiadores, a principal técnica utilizada, chamada de chinampas, era a responsável por esse sucesso. A técnica consistia em fazer ilhas artificiais no lago Texcoco usando material orgânico do fundo do lago. Assim, poderiam aproveitar toda a água disponível e produzir milho, o principal produto consumido pela população. Poderiam produzir também, em menor escala, feijões e tomates.

Os Astecas: Queda do império

O Império Asteca conheceu seu fim no ano de 1521, com a chegada dos colonizadores espanhóis. Nessa época, o governante asteca era Montezuma II e seu governo já estava enfraquecido devido a algumas rebeliões. A Espanha se uniu com outros povos da região para derrotar o poderoso Império dos Astecas e em suas terras fixar as bases da sua colonização.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.