Empreendedorismo

A administração da ideia é o diferencial do empreendedor

A administração de empresas requer muito do gestor, independentemente do porte e do segmento empresarial. Por isso, o empreendedor precisa se compreender como um administrador do seu negócio.

A administração da ideia é o diferencial do empreendedor

É muito comum que o empreendedor tenha um foco operacional e entenda do ramo de atuação da sua empresa. Afinal, a sua ideia de negócio, possivelmente veio de algo que ele saiba fazer e/ou goste muito. 

Entretanto, é necessário também que a administração seja um conceito para o empreendedor, tal como é a operação do seu negócio. Pois quanto mais o empreendedor se aprofundar sobre a dificuldade do mercado atual e entender o comportamento de compra do seu cliente, maiores são suas chances de sucesso.

Grandes ideias requerem direcionamento

Muitas empresas nascem de grandes ideias, entretanto, para que a sua ideia seja bem direcionada, ela precisa ser administrada. Sendo assim, o empreendedor deve estudar o mercado e analisar o que o concorrente entrega ao seu cliente. Visto que a liderança de nicho de mercado pode ser direcionada para alguma empresa que não tenha uma ideia tão inovadora, porém, tenha uma gestão que atue estrategicamente.

Sendo assim, a atuação estratégica é uma maneira de não deixar a empresa aquém do seu potencial de mercado. Visto que ideias potencialmente inovadoras ficam obsoletas no mercado da era digital, quando não são direcionadas e planejadas.

Era das ideias e estratégias de gestão

Por isso, estamos na era das ideias, mas para que a sua ideia tenha valor, ela deve ser vista, e essa visibilidade é resultante de uma estratégia de gestão.

É importante que você, na condição de empreendedor, faça um mapeamento sobre o mercado atual para que você obtenha o diagnóstico do cenário atual. Sendo assim, ferramentas estratégicas simplificadas podem te ajudar muito nessa questão. Por exemplo, você pode fazer o uso da matriz Swot ou da análise Pest.

Plano de ação

Além disso, o plano de ação da empresa deve ser adaptável e a resiliência deve ser um valor da gestão. Sendo assim, é necessário entrar no mercado considerando a sua volatilidade e a mudança no comportamento de compra do cliente. Visto que o cliente é estimulado o tempo todo para trocar de produto. Por isso, as análises e pesquisas devem fazer parte das estratégias de uma empresa, bem como, o seu plano de ação deve ser adaptado conforme a necessidade.

Certamente, o empreendedor que se direciona estrategicamente alcança mais visibilidade junto ao público e direciona o fluxo de marketing digital, o que gera valor para sua marca de forma orgânica, já que isso pode ser um diferencial competitivo para uma boa ideia de negócio.