Liberada transferência de vendas e compras de veículos por aplicativo

O Governo Federal autorizou que condutores podem realizar operações de transferência de compra e venda de veículos por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O Governo Federal autorizou que condutores podem realizar operações de transferência de compra e venda de veículos por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Por meio do aplicativo, não será mais necessário reconhecer firma do documento de venda em cartório. Isso porque a operação será validada pela conta do gov.br, do Governo Federal.

Estados que já oferecem a novidade

A novidade está sendo aderida de forma gradativa pelos estados brasileiros, mas, atualmente, cerca de nove estados correspondem ao novo sistema. Confira a lista a seguir:

  • Acre;
  • Ceará;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Paraná;
  • Pernambuco;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Norte;
  • Rio Grande do Sul;
  • Roraima.

Como fazer a venda digital?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a transferência digital só pode ser feita para veículos que tiveram o documento emitido a partir do dia 1º de janeiro de 2021, data na qual os documentos começaram a ser emitidos na versão virtual, ATPV ou ATPV-e.

Você também pode gostar:

Veja como realizar a transferência digital:

  1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) em seu celular;
  2. Acesse a plataforma por meio da conta gov.br;
  3. Em seguida, o vendedor deve preencher a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e), informando o CPF do comprador;
  4. Na sequência, o comprador recebe uma notificação. Será necessário fazer a assinatura virtual, feita digitalmente pelo aplicativo;
  5. Para fim, o novo proprietário deve levar o veículo para ser vistoriado em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) do Detran. Finalizado esse procedimento, a comunicação de venda ocorre de forma automática.

Como criar uma conta gov.br?

Veja os passos a seguir:

  1. Acesse o site da conta gov.br e clique em “Criar conta”;
  2. Caso prefira, baixe o aplicativo “gov.br” no seu celular;
  3. Informe o seu CPF e clique em “Continuar”;
  4. Caso já tenha uma conta cadastrada, o sistema solicitará sua senha;
  5. No entanto, caso não se lembre, basta clicar em “Esqueci minha senha” e seguir as instruções para recuperá-la ou criar outra;
  6. Para finalizar, anote sua senha em um lugar seguro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.