Entrevista de emprego: trabalhe seu comportamento e direcione sua narrativa

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade de direcionamento da sua carreira. Veja dicas!

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade de direcionamento da sua carreira. Sendo assim, é necessário trabalhar o seu comportamento e direcionar a sua narrativa.

Entrevista de emprego: trabalhe seu comportamento e direcione sua narrativa

Certamente, a entrevista de emprego é uma oportunidade importante para que o candidato se coloque positivamente, alcançando o seu potencial e fazendo com que a análise feita pelo profissional de recrutamento e seleção seja genuína e resolutiva.

Entretanto, quando o candidato se deixa dominar pelo nervosismo da situação pode adotar uma postura de autossabotagem, ficando aquém do seu potencial no mercado de trabalho. Contudo, é possível minimizar o nervosismo durante a avaliação ao prestar atenção plena aos seus gestos, fala e à construção de sua narrativa.

Adote uma postura positiva

Primeiramente, é importante para o candidato que trabalhe o seu comportamento, adotando uma postura participativa. Sendo assim, não cruze os braços e pernas e fale de maneira calma e tranquila.

Além disso, manter contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo é um ponto relevante. Não menos importante, evite gastos excessivos e, caso seja possível, não deixe bolsas ou mochilas no seu colo.

Pontos fortes e pontos fracos

A sua narrativa deve ser composta por fatores relevantes no que tange à sua trajetória profissional. Sendo assim, fale sobre situações concretas que reforcem o seu potencial competitivo no mercado de trabalho, destacando resultados relevantes no que tange ao seu perfil profissional.

Por exemplo, fale sobre sua proatividade; gestão de pessoas; facilidade para lidar com metas; condução de reunião brainstorming; inovação; capacidade analítica; senso de urgência; facilidade para lidar com conflitos; construção do relacionamento entre a marca e o cliente; dentre outros aspectos relacionados à sua vivência profissional anterior.

Todavia, você deve falar também sobre seus pontos fracos; já que, normalmente, os defeitos são questionados durante uma entrevista de emprego.

Apresente soluções

Entretanto, ao apontar uma situação negativa ou uma característica, aponte também uma solução. Por exemplo, você pode falar que se conceitua como uma pessoa tímida, porém, deseja realizar um curso de teatro.

Ou ainda, pode destacar que precisa melhorar o seu conhecimento técnico em um determinado sistema importante dentro de sua área de atuação, porém, já está realizando cotações específicas.

Dessa forma, estará direcionando o seu comportamento e a sua narrativa, destacando o seu autoconhecimento profissional de maneira orgânica, tornando assim a avaliação sobre a compatibilidade da vaga genuína e relevante para ambas as partes. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.