87% dos brasileiros realizam transações financeiras apenas pelo celular
Estudo da Kantar IBOPE Media com pessoas com acesso à Internet analisou a relação delas com o mundo das finanças
A relação das pessoas com o dinheiro está cada vez mais digital. Atualmente, 87% dos brasileiros com acesso à Internet fazem todas as suas transações financeiras pelo celular. O dado é da 25ª edição do Data Stories, levantamento lançado mensalmente pela Kantar IBOPE Media – divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia. Os insights foram gerados a partir do estudo Flash Financial, realizado com base na solução Target Group Index, que analisa os hábitos e preferências dos consumidores.
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A facilidade de utilização do aplicativo ou internet banking ainda é um critério para 39% dos entrevistados na hora de mudar de banco. O levantamento Flash Financial também mostra que o público aderiu de vez às facilidades oferecidas por soluções tecnológicas, como o Pix. Em dois anos, o método de transações instantâneas foi adotado por 89% da população conectada.
Outro fator importante é a popularização das fintechs. Hoje, 80% dos brasileiros conectados possuem conta em um banco digital. Boa parte deles defende que as instituições não precisam ter filiais locais (54%) e está ansiosa para um futuro sem dinheiro em espécie (52%).
Apesar de investirem suas finanças em nível comparado à média da população, 78% dos clientes de empresas digitais ainda preferem fazer isso por meio de bancos tradicionais. As corretoras especializadas também são vistas como boas opções (44%).
As criptomoedas, por sua vez, aparecem entre as principais escolhas de investimento da atualidade. Mais da metade (56%) do público afirma que está disposta a investir e negociar em moedas digitais. Vale a pena destacar que 45% têm entre 18 e 34 anos.
52% dos brasileiros utilizam smartphones para compras
Em 2021, 52% dos consumidores brasileiros utilizaram smartphones pelo menos uma vez em suas últimas compras, segundo dados da Visa. O índice mostra um crescimento de cinco pontos percentuais e uma estimativa de 33 milhões de pessoas que fizeram uma compra por smartphone. Os dados foram capturados por uma solução da Visa especializada em gerenciamento de pagamentos digitais.
O estudo revelou que os consumidores brasileiros usam seus smartphones para comprar mais do que qualquer outro país, com exceção dos Emirados Árabes Unidos. A análise também demonstrou que 24% desses consumidores usaram seus aparelhos para comparar preços em tempo real e 23% usaram para procurar cupons e descontos válidos.
Ainda de acordo com o estudo, a utilização de smartphones pelos consumidores brasileiros enquanto fazem as suas compras aumentou 11% entre 2020 e 2021. Já pelo ponto de vista varejista, o levantamento analisou que cerca de 20% dos comerciantes brasileiros fornecem aos compradores uma visão em tempo real da disponibilidade dos produtos na loja. No total, estima-se que 20 milhões de consumidores no Brasil usaram seus smartphones na última vez que fizeram compras presenciais.
Varejo brasileiro entrega experiência mais fluída
Dentre os países estudados, é apontado que os comerciantes brasileiros oferecem algumas das experiências de compras mais fluidas do mundo, e a qualidade dessas experiências vem melhorando ao longo do tempo. No índice, o Brasil obteve uma pontuação média de 100,1 em 2021, representando um aumento de 3% em relação ao ano anterior. Isto não só indica que os comerciantes brasileiros vêm adotando mais recursos para compras digitais e entre canais, mas também que essas ofertas ultrapassam aquelas vistas em quase todos os outros países.
Em relação a entrega dos produtos, a pesquisa aponta que 75% dos consumidores brasileiros preferem ter suas compras online enviadas diretamente para suas casas. Superando países como Estados Unidos, Austrália e México. Enquanto 17% preferem se deslocar até a loja para buscar o item comprado virtualmente. O estudo também indica que a propensão dos consumidores brasileiros a comprar itens adicionais em suas viagens às lojas é muito menor do que a média entre os países como Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Austrália.
Além disso, no Brasil, apenas 27% dos consumidores indicaram que compram produtos adicionais quando vão à loja buscar um produto comprado via e-commerce. O estudo indica que 58% e 65% dos comerciantes brasileiros permitiram que os compradores do e-commerce recebessem seus pedidos de um funcionário ou de um quiosque na loja, respectivamente.