A construção do seu currículo e o seu sucesso profissional
A maneira como você constrói os dados dentro do seu currículo pode ser um diferencial para que ele se torne atrativo. Por isso, é importante que o seu currículo seja direcionado de forma sucinta, objetiva e contextualizada. Sendo assim, trouxemos algumas dicas para que você direcione seu currículo e aumente suas chances de sucesso.
No entanto, é importante que você adapte essas dicas às suas objetividades. Bem como, a sua atuação no mercado. Haja vista que alguns pontos são importantes e devem ser destacados conforme os objetivos de cada pessoa.
Por isso, caso você tenha tido muitas experiências, informe apenas as vivências que são relevantes e correlatas à sua área de atuação atual.
Da mesma maneira, caso você seja uma pessoa que busca entrar no mercado de trabalho, tente se apresentar de uma forma objetiva e destaque seu comprometimento e competência.
1. Dados Pessoais – Sucintos e atualizados
Os dados inseridos no início facilitam a identificação. Por isso, atente-se ao seu contato, para que esteja atualizado. Além disso, é desnecessário colocar número de documentos ou referências pessoais.
2. Endereço de e-mail deve passar seriedade
Crie um e-mail profissional. Evite e-mails que possuam diminutivos ou apelidos.
3. Objetivo requer assertividade e definição
Neste ponto é importante que indique sua área de interesse. Sendo assim, caso queira se candidatar a oportunidades de áreas diferentes, é recomendável ter mais de um currículo com objetivos distintos. Pois, o currículo deve ser direcionado para que aumente suas chances de ser convidado para uma entrevista de emprego.
4. Qualificações
Destaque suas principais qualificações adquiridas através de experiências de trabalho formais e informais. No entanto, insira suas qualificações de forma sucinta, já que poderá explorar esse ponto durante a entrevista de emprego.
5. Formação Acadêmica
Insira a sua formação acadêmica em ordem cronológica inversa. Ou seja, ordene de sua atual ou última graduação para a primeira.
Sequenciando assim o nome do curso, instituição de ensino, previsão de conclusão ou ano de início e término.
6. Experiências Profissionais – Direcione a sua trajetória profissional
A sua trajetória profissional é um ponto muito importante na construção do seu currículo. Sendo assim, informe o nome da empresa e o período de atuação. Bem como, insira as atividades de maneira sucinta e contextualizada.
7. Idiomas
Insira idiomas apenas se possuir um nível que possa ser utilizado na rotina de uma empresa. Informe se possui certificação.
8. Complementos
Atividades e formações complementares podem ser colocadas. Assim sendo, insira cursos extras, intercâmbios e projetos sociais que participou ou participa.