Astronomia e exploração espacial são tópicos que realmente fazem as pessoas pensarem sobre mundos distantes e galáxias distantes.
Observar as estrelas sob um céu estrelado ou navegar na web olhando imagens de telescópios sempre desperta a imaginação.
Mesmo usando um telescópio ou um par de binóculos, os astrônomos podem ter uma visão ampliada de tudo, desde mundos distantes até galáxias próximas. E esse ato de observar as estrelas estimula muitas perguntas.
Confira cinco questões importantes para estudar sobre o espaço.
Como o universo começou?
O universo começou há cerca de 13,7 bilhões de anos em um evento chamado Big Bang.
Não foi uma explosão (como muitas vezes é retratado em algumas obras de arte), mas mais uma expansão repentina de um minúsculo ponto de matéria chamado singularidade.
Desde aquele início, o universo se expandiu e se tornou mais complexo.
Onde o espaço começa?
A resposta padrão para viagens espaciais a essa pergunta coloca a “borda do espaço” a 100 quilômetros acima da superfície da Terra.
Essa fronteira também é chamada de “linha de von Kármán”, em homenagem a Theodore von Kármán, o cientista húngaro que a descobriu.
Do que é feito o universo?
Essa é uma daquelas perguntas que tem uma resposta que expande bastante a mente. Basicamente, o universo consiste em galáxias e nos objetos que elas contêm: estrelas, planetas, nebulosas, buracos negros e outros objetos densos.
O universo primitivo era basicamente hidrogênio com um pouco de hélio e lítio, e as primeiras estrelas se formaram a partir desse hélio.
À medida que evoluíram e morreram, eles criaram elementos cada vez mais pesados, que formaram estrelas de segunda e terceira geração e seus planetas.
Será que o universo vai acabar?
O universo teve um início definido, denominado Big Bang. Seu final é mais como uma “expansão longa e lenta”.
A verdade é que o universo está morrendo lentamente à medida que se expande e cresce e esfria gradualmente.
Levará bilhões e bilhões de anos para esfriar completamente e interromper sua expansão.
Quantas estrelas podemos ver à noite?
Isso depende de muitos fatores, incluindo o quão escuro está o céu. Em áreas poluídas pela luz, as pessoas veem apenas as estrelas mais brilhantes e não as mais fracas.
Lá fora, no campo, a vista é melhor. Teoricamente, a olho nu e em boas condições de visão, um observador pode ver cerca de 3.000 estrelas sem usar um telescópio ou binóculo.
Que tipos de estrelas existem?
Os astrônomos classificam as estrelas e atribuem “tipos” a elas. Eles fazem isso de acordo com suas temperaturas e cores, juntamente com algumas outras características.
De modo geral, existem estrelas como o Sol, que vivem bilhões de anos antes de inchar e morrer suavemente.
Outras estrelas mais massivas são chamadas de “gigantes” e geralmente são de cor vermelha a laranja.
Também existem anãs brancas. Nosso Sol está devidamente classificado como uma anã amarela.
E então, curtiu conhecer esse conteúdo?
Não deixe de ler também – 11 fatos para estudar sobre o Planeta Terra