Tecnologia

5G: um novo conceito na evolução da internet das coisas

A tecnologia 5G se refere à quinta geração da internet para redes móveis, no entanto, embora seja uma novidade tecnológica, o desenvolvimento dessa melhoria da rede 4G ocorre desde os anos 2000.

5G: um novo conceito na evolução da internet das coisas

A promessa de maior velocidade de conexão e downloads chamou a atenção do mundo. Entretanto, a tecnologia 5G vai muito além de downloads mais rápidos, já que é uma tecnologia que permite o maior alcance do acesso à internet, comportando mais conexões na mesma antena transmissora de sinal.

A operação do 5G foi iniciada em 2019, contudo, ainda havia limitações referente à operacionalização da quinta geração da internet. Entretanto, aprimoramentos foram feitos e a tecnologia 5G chegou a diversos países do mundo, incluindo o Brasil, alcançando locais que nunca puderam acessar à internet anteriormente. Sendo assim, a tecnologia 5G também é uma revolução no que tange ao acesso à internet.

Mais que downloads

A tecnologia 5G otimiza downloads e melhora a conexão de dados, entretanto o seu maior objetivo desde sua projeção, é amparar a internet das coisas através de dispositivos ligados à inteligência artificial.

Sobre a internet das coisas

A internet das coisas é uma tendência futura, já que cada vez mais os dispositivos estão interligados e recebem comandos de forma online. É possível ver a internet das coisas na rotina das pessoas através do comando de voz para aparelhos, nas receitas online embutidas nos próprios liquidificadores ou geladeiras, bem como em carros, sensores, dispositivos de segurança, drones etc.

A necessidade da quinta geração da internet surgiu para dar suporte a internet das coisas, considerando que o 4G não foi projetado para um elevado número de aparelhos compatíveis com essa tecnologia de inteligência artificial. O 5G é uma rede de transmissão para os dispositivos inteligentes, visto que a tendência é que os dados sejam enviados e recebidos o tempo todo. 

6G em 2030

Especialistas apontam que a tecnologia 5G é um passo importante no suporte de integração à internet das coisas, “preparando o terreno” para a tecnologia 6G, contudo, essa tecnologia tende a ser uma realidade nos anos de 2030.

Certamente, a tecnologia atrai investimentos e melhora processos nas empresas. Por isso, a tecnologia é um conceito em expansão. Dessa forma, a tecnologia 5G não apenas facilita a rotina das pessoas nas residências e nas empresas, como aponta o caminho para a inovação tecnológica e a inclusão social através do acesso desburocratizado à internet.