5G: tecnologia de luminária inteligente é implantada no Brasil - Notícias Concursos

5G: tecnologia de luminária inteligente é implantada no Brasil

O Ministério das Comunicações (MCom) acompanhou a ligação da 1ª luminária inteligente 5G do mundo. Saiba mais!

De acordo com recente divulgação oficial, o Ministério das Comunicações (MCom) acompanhou a ligação da 1ª luminária inteligente 5G do mundo.

5G: tecnologia de luminária inteligente é implantada no Brasil

Além de integrar antena 5G, o equipamento conta com câmeras de videomonitoramento, reconhecimento facial, sistema Wi-Fi e outras tecnologias, destaca o Ministério das Comunicações (MCom).

De acordo com recente divulgação oficial do Ministério das Comunicações (MCom), Curitiba foi a capital que iniciou o programa Conecta 5G, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). 

A iniciativa, que trata do desenvolvimento de luminárias inteligentes 5G, conta com o apoio do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além de parceria com o Parque Tecnológico de São José dos Campos. A Prefeitura Municipal de Curitiba e a operadora Ligga Telecom também participam do programa de forma pontual, destaca o Ministério das Comunicações (MCom).

Inovação tecnológica

Conforme recente divulgação oficial, o Leilão do 5G abriu portas para que tecnologias como essa fossem viabilizadas. De acordo com o Ministério das Comunicações (MCom), são inovações que podem melhorar substancialmente a rotina. 

Além de abarcar antena 5G, a luminária, por exemplo, é equipada com câmeras de videomonitoramento que contam com a tecnologia de reconhecimento facial, além de possuir sistema Wi-Fi, sensores de ruído e possibilitar a gestão de serviços semafóricos, explica o Ministério das Comunicações (MCom). O equipamento foi desenvolvido pelas empresas Nokia e Juganu e utiliza a tecnologia de chipset da Qualcomm.

Lei geral das antenas

De acordo com o Ministério das Comunicações (MCom), a implantação do 5G requer a instalação de cinco vezes mais antenas em relação à rede 4G. Com o Leilão do 5G, a Anatel recomendou que as cidades adequem suas próprias legislações baseadas na Lei Geral das Antenas para garantir a instalação desses equipamentos. Enquanto isso, as luminárias inteligentes do Conecta 5G podem servir de infraestrutura para a transmissão do sinal. 

O Ministério das Comunicações (MCom) destaca que, nesta primeira fase, a luminária vai oferecer a rede 5G apenas para interligar equipamentos urbanos e uso empresarial. A estrutura vai utilizar faixas de radiofrequência que não entraram no Leilão do 5G.

Conecta 5G

Curitiba é a primeira cidade a receber a luminária inteligente com antena 5G integrada pelo programa Conecta 5G. Além dela, outras 13 cidades vão receber o equipamento: Maceió (AL), Juiz de Fora (MG), Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO), Jaraguá do Sul (SC), Picos (PI), Sorocaba (SP), Paraipaba (CE), Pato Branco (PR), Foz do Iguaçu (PR), Parauapebas (PA) e Canaã dos Carajás (PA), destaca o Ministério das Comunicações (MCom).

Além do ministro das Comunicações, participaram do evento o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o Governador do Paraná, Ratinho Jr, e o Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, além de executivos de empresas parceiras do programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?