O processo de seleção de alunos para ingresso em cursos da Universidade de São Paulo (USP) é um dos mais tradicionais do país. A Fuvest conta com duas fases e na 2ª fase, que acontece nos próximos dias, 21 e 22 de fevereiro, os candidatos devem fazer uma prova de redação.
A Fuvest geralmente cobra dos participantes a escrita de um texto dissertativo, como a maioria dos vestibulares, mas os temas são um pouco mais complexos. Desse modo, é preciso estar bem preparado para a redação da Fuvest. Veja abaixo possíveis temas da prova.
Possíveis temas da redação da Fuvest
1. Liberdade de expressão
Um dos temas que pode cair na redação da Fuvest é o da liberdade de expressão, pois o debate tem acontecido com certa recorrência no Brasil. Nos últimos anos, o jornalismo tem sofrido muitos ataques, principalmente por parte de governantes. Além disso, há a questão da veiculação de falsas notícias ou de desinformação sob o rótulo de “liberdade de expressão”.
2. Crise democrática
A crise da democracia tem sido sentida em diversos lugares do mundo. Cresce a descrença sobre as instituições democráticas. No Brasil, a questão está diretamente ligada à desigualdade social, mas também a como a falta de informação afeta os processos de um país democrático.
3. Os perigos do autoritarismo
Com essa crise democrática, um assunto que vem à tona é o autoritarismo. O autoritarismo não está presente apenas em governos, sejam ou não democráticos, mas é um traço muito presente nas relações estabelecidas socialmente no Brasil. Ou seja, atinge diversas esferas. Por isso, pode ser um tema presente na redação.
4. Fanatismo
A questão do fanatismo também é cara ao Brasil neste momento, pois tem sido usado como uma ferramenta de retrocesso. Assim como o autoritarismo, o fanatismo está presente em diversas esferas e pode ter sérias consequências pois o fanático adere a ideais que podem ser até violentos de maneira cega e os propaga.
5. Descolonização
Por fim, um dos temas que pode aparecer é o da descolonização, que é muito comum no ambiente acadêmico, mas emerge nas redes sociais. A descolonização é o processo de emancipação dos territórios coloniais com a leitura da história desses territórios por uma perspectiva distinta da perspectiva dos colonizadores.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.