O salmão é um peixe com características específicas e um gosto diferenciado. Por isso, exige que você tome alguns cuidados na hora de preparar o peixe para as refeições. Por isso, hoje novamos dar 5 segredos para preparar o salmão e deixá-lo mais suculento e delicioso.
A combinação de ômega-3, selênio e vitaminas A e D presentes no peixe é essencial para ajudar a aumentar a imunidade, tanto a curto como a longo prazo. Assim, consumir pelo menos duas vezes por semana pode reduzir o risco de problemas crônicos, como doenças cardíacas, diabetes e declínio cognitivo.
Como dito, o salmão é uma iguaria com alto poder nutricional, incluindo o ômega 3, que auxilia o corpo em resolver vários problemas de saúde, como: envelhecimento precoce e entre tantas outras.
Ademais, uma porção de peixe contém 26 gramas de proteína, que auxilia no aumento da saciedade. Dessa forma, faz com que o organismo tenha a sensação de estar satisfeito, consumindo menos gordura saturada.
Por fim, a combinação e ácidos graxos, com a vitamina B12 e o selênio, auxilia na melhora da função cerebral, da cognição e da saúde neurológica.
Os segredos que apresentamos na sequência tem a intenção de ajudar no preparo deste peixe que caiu no gosto do brasileiro, não somente em dias especiais como Sexta-Feira Santa e final de ano.
A propósito, a escolha dos temperos é fundamental para evitar que o salmão fique com gosto muito forte.
Para temperar o salmão é preciso que você se atente para não reforçar o sabor marcante que o peixe possui. Assim, o segredo é usar: sal, limão e pimenta do reino.
Agora, se você quiser dar um sabor mais intenso para o salmão, deixando-o bem mais saboroso, aposte em usar além dos condimentos citados: cominho, páprica doce e tomilho. Logo, a sugestão é fazer um salmão assado no forno e usar estes temperos. Portanto, vai ficar muito delicioso.
O salmão é um peixe gordo, por isso, aposte em preparar uma marinada com líquidos ácidos como o suco de limão e o de laranja.
Após você escolher o líquido ácido preferido, acrescente a pimenta branca e o azeite de oliva extravirgem.
Seja qual for a maneira que você escolher para temperar o seu peixe, prefira cobrir o salmão com papel alumínio. Essa estratégia torna o alimento muito mais suculento. Dessa forma, o papel alumínio faz com que a iguaria cozinhe antes de assar, reforçando o gosto dos temperos.
No processo de cozimento, o alimento absorve os temperos. Consequentemente, realçando o sabor e evitando o ressecamento.
Portanto, você pode complementar a receita, forrando a assadeira com pedaços grandes de cebola e ½ xícara de vinho. A propósito, esta adição dará toda a diferença em sua receita, deixando muito suculento e saboroso.
Agora, o quarto segredo é finalizar o prato com um molho específico de sua preferência. Sendo assim, entre os molhos existentes podemos sugerir:
Um segredo que poucas pessoas sabem, é como preparar salmão assado no papelote.
Para preparar a iguaria você precisará de pedaços de papel alumínio de 50 cm, colocados num prato fundo. Aliás, atente a cobrir com a parte brilhosa para cima.
Acrescente em cima da folha de papel alumínio o azeite, o salmão, o sal e a pimenta do reino. Em seguida, coloque sobre o salmão, pedacinhos de manteiga, caldo de laranja e cebola em pedaços.
Faça uma trouxinha com o papel alumínio, fechando o peixe em sua totalidade e coloque em uma assadeira. Asse o salmão em forno médio por 10 minutos. Então, você terá uma iguaria muito suculenta e gostosa.
Perceba que o salmão é um peixe muito versátil, e assim, você pode prepará-lo de diferentes maneiras: assado, frito na manteiga, com molho branco, grelhado, entre tantas outras formas.
Sendo assim, insira o salmão na sua alimentação e tenha uma vida mais saudável.