5 Passos Básicos para o Sucesso nos Estudos para Concursos

Bem, se essa é a primeira vez que você está estudando para concurso, estes conselhos são para você. Porém, se você está há algum tempo nessa jornada, as dicas a seguir poderão ajudá-lo a fazer um scanner sobre a sua metodologia de estudos.

Por onde começar?

De repente, sai um edital com um cargo que te interessa e você, finalmente, decide que ser servidor é o que deseja. Talvez, você tenha sido demitido recentemente ou está insatisfeito com o seu atual trabalho. Mas, como e por onde começar? A primeira coisa a fazer é escolher um edital para estudar, independente se ele tenha sido publicado ou não. Estudar aleatoriamente só vai fazer com que você se sinta desmotivado. Sem metas não chegamos a lugar algum.

Encontre uma motivação

Bem, todos nós precisamos de algum estímulo, seja ele interno ou externo. É imprescindível que a motivação venha de você mesmo, afinal, é você quem passará horas e horas estudando. Você quer estabilidade? Defina isso como sua meta final. Deseja uma boa remuneração salarial? Coloque no papel o que você deseja adquirir com essa renda. Se sentir motivado o ajudará a superar os desafios que são inerentes a vida do concursando.

Escolha um local para estudar

Lógico, a escolha do local de estudos tem tudo a ver com a sua rotina. Decida por um local que seja só seu e que não tenha de dividi-lo com ninguém. Coloque o seu material, organize-o, faça esse ambiente ser só seu, ter o seu jeito. Torne-o mais confortável possível. Vale colocar canetinhas coloridas, post-it, foto do seu pet e tudo mais… pense que esse será o seu Front de guerra pelos próximos meses (ou anos).

Crie uma rotina de estudos

Até aqui, você já definiu as suas metas, a sua motivação e o seu local de estudo. Agora é a hora que você vai começar a planejar a sua rotina para absorver, de vez, o conteúdo necessário para a prova. Com o edital em mãos, planeje os dias para cada disciplina. Defina um horário para estudar e tente, ao máximo, ser fiel a essa planilha. Desenvolva um hábito de estudos para que o seu cérebro possa absorver e armazenar todo o conteúdo aprendido.

Abrir mão é essencial

Bem, se você é concurseiro de primeira viagem, não podemos esquecer que para obter a aprovação é fundamental abrir mão de algumas coisas. Sabe aquela balada de fim de semana? Ou aquela viagem que você estava planejando? E aquele futebol de domingo? Não digo que você vai ter que deixar de ser um ser sociável, mas se a prova do edital estiver próxima, é interessante que você dedique o seu tempo somente a ela. Afaste-se de hábitos ruins, como bebidas alcoólicas, alimentos hiper calóricos ou atividades desgastantes. Lembre-se: apesar de difícil, a vida de concurseiro é maravilhosa. Além de aprender coisas novas todos os dias, você estará se superando diariamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.