5 países onde a língua espanhola é falada, mas não oficialmente
O espanhol é a língua oficial ou nacional, de fato, em 20 países, A maioria deles, a saber, situa-se na América Latina.
A seguir listaremos os cinco países onde a língua espanhola tem bastante influência e importância, mesmo sem ser oficial.
Estados Unidos
O Estados Unidos tem cerca de 41 milhões de falantes nativos de espanhol. Outros 11,6 milhões de americanos são bilíngues, falando inglês e espanhol. Com esses números, o país vigora na vice-liderança dos que mais falam espanhol no mundo, de acordo com o Instituto Cervantes.
Belize
Anteriormente conhecido como Honduras Britânica, Belize é o único país da América Central que não tem o espanhol como idioma nacional. A língua oficial é o inglês, mas a língua mais falada é o kriol, um crioulo de origem inglesa que inclui elementos de línguas indígenas.
Cerca de 30% dos belizenhos falam espanhol como língua nativa, embora cerca de metade da população fale espanhol.
Andorra
Um principado com uma população de apenas 85.000 habitantes, Andorra, aninhado nas montanhas entre a Espanha e a França, é um dos menores países do mundo.
Ainda que a língua oficial de Andorra seja o catalão – uma língua românica falada principalmente ao longo das costas mediterrâneas da Espanha e da França. Cerca de um terço da população fala espanhol nativamente.
Filipinas
As estatísticas básicas – de 100 milhões de pessoas, apenas cerca de 3.000 são falantes nativos de espanhol – podem sugerir que o espanhol tem pouca influência no cenário linguístico das Filipinas.
Entretanto, o oposto é verdadeiro: o espanhol consiste em uma língua oficial até 1987 (ainda tem status protegido junto com o árabe).
Brasil
Nossa língua é a portuguesa, mas vamos combinar que, para nós, entender o espanhol é muito mais fácil do que o inglês ou outro idioma. Não acha?
Por aqui, o famoso portunhol é bastante utilizado não somente nas fronteiras, como também no turismo de diversas cidades brasileiras.
E então, curtiu conhecer esse conteúdo?
Não deixe de ler também – Idiomas no ENEM: Como escolher entre inglês e espanhol?