5 nichos que mais cresceram em 2022
Conheça de uma vez quais os nichos que mais cresceram nesse ano de 2022
Sabemos que é impossível atender todas as pessoas em um segmento de negócios, e é preferível buscar um nicho específico e se especializar nele, do que tentar atender a todos e não dar conta de nenhum de forma eficiente. Por isso que hoje, nós indicaremos os 5 nichos que mais cresceram em 2022.
Exemplificando para entender melhor: você planeja atuar no ramo da alimentação e no segmento de alimentação saudável.
Neste caso, é possível se especializar em um nicho específico de mercado como: marmitas fitness, produção de alimentos orgânicos, suplementos alimentares, alimentação vegana, alimentação vegetariana, alimentos sem glúten, entre tantos outros nichos de mercado.
O que é nicho de mercado?
É uma subclassificação do segmento de mercado, onde você define especificamente, qual é o consumidor que irá comprar o seu produto ou serviço. Podendo ser amplo, como, por exemplo, padaria e confeitaria, ou mais exclusivo, como confeitaria de doces gourmet.
Escolher o ramo certo determina o sucesso do seu empreendimento, uma vez que torna possível se especializar na área, bem como, desenvolver estratégias de marketing direcionadas para o público-alvo escolhido.
5 nichos que mais cresceram em 2022
Na sequência, apresentamos os nichos de mercado que mais cresceram em 2022, e quem sabe, você se encoraja em investir neles:
Alimentação orgânica
Em busca de saúde e bem-estar, a busca pela alimentação orgânica está entre as profissões que mais cresceram em 2022. Pensar na alimentação orgânica, estamos relacionando com a sustentabilidade do planeta. Obter o selo de “Orgânico” e “Sustentável” nos alimentos, é muito valorizado pelos clientes.
Os alimentos orgânicos são chamados desta forma, por serem produzidos sem agrotóxicos, em equilíbrio com os ecossistemas naturais existentes e mantendo o respeito com as populações locais.
A demanda pelos produtos é grande, e assim há muito espaço ainda para crescer neste mercado, sem contar que a concorrência ainda é pequena.
Os investimentos neste nicho ocorrem principalmente na forma de restaurantes, marmitas diárias ou congeladas, entregas delivery.
Clínicas de atendimento especializado
Este ramo de mercado teve crescimento exponencial neste ano de 2022, sendo que o seu início de crescimento ocorreu nos 2 anos anteriores. Estas clínicas oferecem atendimento principalmente para pessoas que não possuem plano de saúde, e não querem ficar esperando em filas de atendimento público.
Oferecendo consulta com médicos especialistas, realização de exames, orientações nutricionais, atendimento domiciliar, entre tantos outros serviços, se tornaram essenciais para a população.
Os preços são mais acessíveis do que em consultas particulares e a qualidade do atendimento, fazem com que este nicho seja necessário e tenha crescimento nos próximos anos.
Mercado Pet
Este nicho continua em alta, e a tendência é continuar crescendo de maneira grandiosa. Os animais de estimação adquiridos por adoção ou compra, fazem cada vez mais parte do cotidiano das pessoas, e assim, exigiram mais cuidados.
Os serviços mais oferecidos neste ramo, são:
- Banho e tosa;
- Vacinas;
- Atendimento veterinário;
- Adestramento;
- Hospedagem;
- Venda de acessórios;
- Serviços de passeio e creche.
Clínicas de estética facial e corporal
As pessoas não deixam de se cuidar nem em época de crise. Sempre tem um procedimento estético para fazer e aumentar a autoestima. Por isso que este está crescendo em 2022, e a tendência é de continuar nos próximos anos.
A expansão deste nicho se deve à tecnologia utilizada na fabricação de novos produtos cosméticos, bem como o aumento de cursos de graduação e especialização na área, que garantiram a realização de serviços de qualidade, que apresentam resultados excelentes para os clientes.
Educação
Nos anos de 2019 e 2020 houve um atraso significativo no aprendizado das crianças e adolescentes, e este período precisa ser retomado com qualidade e aprendizagem.
Entre os nichos de mercado que mais cresceram foi o de Educação à Distância, que conforme o INEP (Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), atualmente existem mais alunos na educação à distância do que no ensino presencial. Foi o verdadeiro boom da EAD.
Além disso, a educação se desenvolveu em outras áreas de atuação como: cursos profissionalizantes, mentorias, workshops, aulas de reforço, cursos de idiomas, produção de e-books, entre outras áreas de atuação.
Estes são os 5 nichos de mercado que mais cresceram no ano de 2022, e a tendência é de continuar crescendo.