As questões do meio ambiente costumam aparecer de forma recorrente no Enem, especialmente nas questões quanto às Ciências da Natureza. No entanto, como muitos dos temas são também assuntos da atualidade e trazem problemáticas, podem aparecer também na prova de redação.
Por isso, apresentamos abaixo uma lista de cinco filmes sobre o meio ambiente que ajudarão você a ampliar seu repertório sociocultural para mandar bem na prova. Confira nossas dicas!
Oceanos de Plástico (2016)
Em primeiro lugar, recomendamos um filme documental da Netflix. A obra mostra o impacto da poluição causada por plástico no meio ambiente e na saúde de seres humanos. Nesse sentido, o filme mostra como a poluição pode afetar os animais marinhos, chegando a afetar a alimentação dos humanos. Desse modo, o documentário traz a opinião de engenheiros, de conservacionistas e de cientistas sobre o tema.
Xingu (2012)
O filme Xingu, por sua vez, retrata a criação de uma das principais reservas indígenas do Brasil, o Parque Nacional do Xingu. A história é contada da perspectiva dos irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas Boas, que são figuras importantes no relacionamento com os indígenas para pensar a criação da reserva.
Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade (2014)
Esse filme documental pode ajudar a entender melhor a questão da sustentabilidade, pois aborda a agropecuária, que é uma das principais fontes de destruição ambiental. Assim, a película expõe problemas como o desmatamento, a poluição, e o uso abusivo de água.
Terra (2015)
No documentário Terra, a questão central em debate é a relação do homem com o meio ambiente. Desse modo, o filme aborda a forma de interação do homem com outras criaturas que habitam o planeta, de modo que traz o questionamento sobre como há o afastamento entre a “humanidade” e a “natureza”.
O Extermínio do Marfim (2016)
Por fim, trazemos um documentário que retrata a jornada de dois cinegrafistas que, ao lado de ativistas, ambientalistas e cientistas, denunciam a questão do tráfico de marfim e o perigo dessa prática para a vida dos elefantes.
E aí? Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!