Pensar que a tecnologia não auxilia no cotidiano da empresa é uma ideia muito antiga! A tecnologia facilita muito o gerenciamento dos negócios e podem ser utilizadas para desenvolver a empresa de forma efetiva. Por isso que hoje, nós vamos indicar 5 ferramentas tecnológicas para empresas que você precisa conhecer.
Por que investir em ferramentas tecnológicas na empresa?
Pensar que o investimento em tecnologia só é necessário quando a empresa estiver tendo maior lucratividade, é perda de tempo. Na verdade, o investimento em ferramentas tecnológicas vai justamente alavancar o seu negócio e gerar o seu desenvolvimento.
O investimento em tecnologia causa redução de custos operacionais, confere maior praticidade, aumentando a eficiência e a segurança nas rotinas do trabalho cotidiano. Assim, não se preocupe, utilizar a tecnologia da empresa não é uma moda que irá acabar em pouco tempo.
Comece aos poucos, pois, dessa forma, essa atitude fará com que não pese muito no orçamento da empresa. Além disso, tem a possibilidade de trazer grandes retornos financeiros para seu negócio.
5 ferramentas tecnológicas para empresas que você precisa conhecer
Apresentaremos na sequência, 5 ferramentas tecnológicas para empresas que você precisa conhecer:
1ª. Plataformas de gerenciamento de tarefas e projetos
Investir em plataformas de gerenciamento de tarefas possibilita ao empreendedor acompanhar a realização de cada uma das atividades e o andamento dos projetos.
Assim, é possível investir em plataformas do tipo: Trello, MeisterTask, Asana, Notion, TaskWorld e Monday. A notícia boa é que existem algumas versões das plataformas citadas que são gratuitas, tanto para uso em computadores quanto em smartphones.
Dessa forma, você irá produzir a estrutura dos processos dos projetos e tarefas a serem desenvolvidas na empresa a partir da criação de um mural com colunas indicando as etapas necessárias para o seu desenvolvimento. Na sequência, é só acompanhar o desenvolvimento das tarefas e projetos, em tempo real de realização, bem como as finalizações de cada fase.
2º. Softwares de gestão da empresa
É o famoso ERP (Enterprise Resource Planning), que atua no gerenciamento de todos os setores da empresa: financeiro, compras, vendas e controle de estoque, interligando-os de maneira clara e efetiva.
Sendo assim, o sistema ERP procura centralizar as informações, o que dispensa o uso de planilhas e quadros, fazendo a automatização de todos os processos de gerenciamento. Entre as principais funções do ERP, é possível para o empreendedor, controlar em tempo real:
- Orçamentos diversos
- Ordens de serviço realizadas a qualquer tempo
- Conhecer o fluxo de caixa
- Emitir notas fiscais e boletos.
3º. Plataforma de CRM
CRM significa Customer Relationship Management, que, traduzindo para o português, representa a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Este sistema é específico para monitorar os clientes, sejam os já existentes ou aqueles em potencial.
Para isso, se utiliza da coleta e armazenamento de informações implantadas pelos colaboradores em cada venda realizada. Assim, cada vez que o cliente vem para a empresa, o colaborador, de maneira informal, capta algumas informações e alimenta o sistema.
O sistema CRM possibilita direcionar as melhores táticas de marketing para atingir os clientes em potencial, prospectar novos clientes e realizar o estreitamento de relações com as pessoas que já são clientes da empresa.
4º. Sistemas de compartilhamento de dados
Passou o tempo em que o escritório de uma empresa tinha pilhas e pilhas de papéis impressos para consulta. Atualmente, o que é feito é armazenar e compartilhar as informações na nuvem. Para tanto, é possível utilizar ferramentas como OneDrive, Dropbox, Google Drive, iCloud, entre outras.
Todas estas ferramentas apontam a segurança necessária para armazenar os principais dados da sua empresa. O bom disso, é que é possível disponibilizar o acesso desses dados para quem você considerar importante e, assim, serem buscados de forma mais rápida.
Procure apresentar as informações de maneira organizada, para que as pessoas que você disponibilizar, possam encontrar de maneira mais rápida e eficiente.
5º. Assinatura eletrônica
Investir em ferramentas de assinatura eletrônica favorece a rapidez com que os processos ocorrem na empresa, bem como diminui a burocracia. A ferramenta pode ser utilizada para assinar e enviar documentos de maneira eletrônica, utilizando qualquer equipamento que tenha acesso à internet.
Saiba que esse formato de assinatura possui a mesma legitimidade de um documento que tenha tido feita a assinatura em papel.
Invista em ferramentas tecnológicas para utilizar na sua empresa, e valorize o seu tempo, para investir em ações que são mais necessárias e exigem mais de você.
Por fim, aposte na tecnologia como sua aliada na hora de melhoras os processos da sua empresa! Certamente fará toda a diferença e você poderá usar seu tempo de forma proveitosa!