A experiência do candidato na entrevista de emprego é um fator relevante. Por isso, é importante para empresas e para candidatos que conheçam um pouco mais profundamente as etapas referentes ao processo seletivo.
É fundamental que o setor de Recrutamento e Seleção planeje a vaga em aberto. Por isso, é fundamental que o conceito de que uma boa experiência do candidato começa já no planejamento da vaga esteja implícito na cultura da empresa.
Por isso, é importante que o profissional de recrutamento e seleção envolva gestores para identificar o perfil técnico e comportamental da posição a ser preenchida.
A área de recrutamento e seleção deve comunicar os pontos fortes e fracos da sua empresa para que o candidato tenha as expectativas corretas.
Por isso, cabe ao profissional de RH não esquecer de mostrar desde o começo quais são as etapas do processo, bem como, a empresa deve explicar aos aprovados quais serão os próximos passos referentes à evolução do processo. No entanto, caso esse andamento não fique claro, o candidato pode perguntar sobre essa evolução durante a entrevista de emprego.
A área de recrutamento e seleção deve alinhar as datas de cada etapa com os candidatos, assim como os prazos para feedbacks. Sendo assim, se houver atrasos no processo, o profissional de RH deve comunicar aos candidatos.
No mercado atual é muito comum que a entrevista de emprego ocorra de forma online. No entanto, caso não seja possível realizar o processo integralmente de forma online, é importante que a empresa divida o processo de modo que algumas etapas ocorram remotamente.
É possível que a empresa realize testes e dinâmicas de forma online. Assim sendo, a área de recrutamento e seleção torna o processo mais rápido e mais viável para os candidatos.
É importante que a área de recrutamento e seleção informe o candidato sobre as expectativas da empresa, bem como, o candidato também deve informar a empresa sobre o que busca.
Sendo assim, ocorre um alinhamento de expectativas que pode ser relevante para os envolvidos. Por isso, é importante que a empresa informe dados sobre a vaga, bem como, informe sobre o formato da entrevista, datas das etapas e outras informações pertinentes.
Por outro lado, cabe ao candidato questionar e se posicionar sobre alguma razão pela qual ele não poderá participar de alguma etapa do processo, por exemplo.