5 estratégias para aumentar a produtividade da reta final do Enem

Com a aproximação do Enem e dos demais vestibulares é comum que os candidatos fiquem ainda mais apreensivos. Além disso, após meses de estudo talvez o cansaço e o desânimo comecem a aparecer. Desse modo, é nesse momento que o estudante se torna mais suscetível a distrações. Por isso, é importante não se deixar abater pelo nervosismo e recuperar a motivação.

Nesse sentido, confira abaixo 5 estratégias para manter o foco e aumentar a sua produtividade na reta final.

Técnica Pomodoro

Encontrar o melhor método de estudo é fundamental para ser bem sucedido no planejamento. A técnica pomodoro pode ser bastante eficiente nesse caso. Basta definir a atividade e se dedicar exclusivamente a ela durante 25 minutos. Isso deve ser feito por cerca de 1 hora, intercalado com pequenas pausas de 5 minutos. Após o final dos 60 minutos, pode ser feita uma pausa mais longa de até 15 minutos.

Toggl

Essa plataforma ajuda a gerenciar o tempo gasto com cada atividade. O objetivo é cronometrar e registrar os dados detalhados de cada período. Com isso, o estudante consegue distribuir as disciplinas de maneira mais equilibrada.

Todoist

Também na categoria gerenciador, está o aplicativo Todoist. Por meio dele é possível criar lembretes e estabelecer prazos. Além disso, o usuário pode fazer anotações e subdividir categorias. Há versões disponíveis tanto para computador quanto para smartphone.

GTD – Getting Things Done

Essa estratégia se resume em anotar num caderno ou bloco de notas virtual tudo o que vier à mente, de ideias a informações, daí então, começar a trabalhar a partir deles. Nossa dica é que você tenha um caderno sempre ao alcance da mão para registrar suas ideias.

Strict Workflow

Por fim, apresentamos o Strict Workflow, que é uma extensão para navegador. Ela ajuda na contagem do tempo durante uma atividade. Nesse sentido, essa ferramenta é perfeita para quem deseja fazer simulações ou calcular quanto tempo leva para resolver cada questão, ou seja, é perfeita para te ajudar o estudante a aumentar a produtividade.

E aí? Curtiu as nossas dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda Dicas de aplicativos para gerenciar os estudos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.