A conectividade no ambiente de trabalho é fundamental e, hoje, grande parte das tarefas e atividades profissionais não podem mais ser realizadas sem o uso da internet. E manter a privacidade pessoal durante o trabalho pode ser uma tarefa desafiadora. E é por isto mesmo que nós preparamos 5 dicas importantes para manter sua privacidade e segurança digital no ambiente de trabalho.
-
Saiba como sua empresa realiza o monitoramento
O primeiro passo para garantir sua privacidade é saber sobre quais tipos de monitoramento sua empresa adota. As empresas precisam ser claras e transparentes sobre como o acompanhamento é feito, quais dados são coletados e com quais objetivos.
Muitas empresas usam sistemas de captura de tela, por exemplo, além de mecanismos para gerenciar os horários trabalhados, tanto para o trabalho presencial quanto pela modalidade de home office. Outras empresas criam bloqueios em suas redes para impedir o acesso a determinados websites, redes sociais ou tipos específicos de conteúdo. Saber destas políticas é fundamental.
-
Não misture dispositivos pessoais com dispositivos de trabalho
Outro ponto fundamental é não usar dispositivos pessoais como se fossem ferramentas de trabalho. No ambiente de trabalho, use os dispositivos da empresa apenas para executar tarefas e atividades relativas à sua profissão e suas atribuições. E, mesmo no trabalho home office, dê preferência para separar um dispositivo apenas para atividades profissionais.
Evite acessar suas redes sociais, e-mails pessoais e outros ambientes mais privativos usando as redes e dispositivos do ambiente de trabalho. Saber diferenciar vida pessoal de vida profissional também é algo fundamental no meio digital.
-
Use senhas diferentes para suas contas de trabalho e contas pessoais
Evite usar as mesmas senhas para acessar suas redes sociais, contas pessoais, caixas de e-mail e sistemas, contas e plataformas usadas pela sua empresa. Assim, caso seus dados sejam roubados em algum ciberataque (seja por malware, ataques de phishing ou outros mecanismos), os hackers não vão conseguir invadir seus sistemas e ambientes de trabalho.
Usar senhas fracas ou as mesmas credenciais para todas as contas é uma ótima maneira de deixar suas contas mais vulneráveis a ataques e, claro, prejudicar sua privacidade e a segurança dos seus dados (e também dos dados da sua empresa).
-
Mantenha a segurança física dos dispositivos no ambiente de trabalho
Além de proteger seus dispositivos mantendo todas as atualizações em dia, criar senhas fortes para suas contas, não clicar em links desconhecidos ou baixar arquivos em anexo sem verificar a origem, é muito importante manter a segurança física dos seus dispositivos pessoais e de trabalho.
Sempre que se ausentar, ative o bloqueio de tela no computador, smartphone ou qualquer outro dispositivo, pessoal ou de trabalho. Isto ajuda a evitar acessos indesejados aos seus dispositivos.
-
Use a VPN corporativa com sabedoria
Muitas empresas usam serviços de VPN para possibilitar o acesso a conteúdo que pode sofrer restrições, permitir o acesso a recursos remotos para funcionários que trabalham em outros países e até mesmo garantir mais proteção e privacidade para seus colaboradores (elas ajudam a ocultar seu endereço real de IP, por exemplo – e você pode conferir um guia sobre “como saber qual é meu IP“).
Mas é bom não confundir o uso de uma VPN no ambiente corporativo com o uso de uma VPN nos seus dispositivos pessoais. É ótimo usar uma VPN para acessar filmes e séries que não estão disponíveis na sua região, mas no ambiente empresarial é fundamental acessar apenas o que é relativo ao seu trabalho.
Afinal, mesmo com uma VPN ativa as ferramentas de monitoramento da sua empresa continuam funcionando.