5 dicas para proteger o patrimônio da empresa
Conheça essas dicas crucias para proteger o patrimônio da sua empresa
Proteger o patrimônio da empresa é uma das grandes preocupações dos empreendedores, pois o patrimônio é o que mantém a empresa de portas abertas. Por isso que hoje daremos 5 dias para proteger o patrimônio da empresa e assim, garantir seu crescimento e lucratividade.
O que é proteger o patrimônio da empresa?
A proteção do patrimônio da empresa é fundamental para a sua sobrevivência. E desta forma, necessita de um conjunto de estratégias voltadas para este objetivo: preservar e proteger o patrimônio.
Para tanto deve ter estratégias empresariais, jurídicas e tributárias que possam garantir a segurança dos bens do empreendedor, como: dinheiro, investimentos, aplicações, imóveis, propriedades, produtos, serviços, entre tantos outros bens.
Assim, proteger o patrimônio da empresa envolve primeiramente separar os bens pessoais dos bens da empresa, sem perder em nenhum setor pessoal ou empresarial. A proteção patrimonial envolve assegurar a integridade do capital em qualquer situação adversa que possa ocorrer.
5 dicas para proteger o patrimônio da empresa
Na sequência, apresentamos as 5 dicas fundamentais para proteger o patrimônio da empresa, e assim, garantir a sua lucratividade e permanência no mercado:
1ª Dica: Tenha um controle de estoque eficiente
Quando se fala em controle de estoque, ele pode ser formado por matéria-prima para fabricação dos produtos, produtos acabados e outros materiais necessários para a produção ou comercialização dos produtos.
Além disso, é de extrema importância que o estoque seja controlado diariamente, em suas entradas e saídas de produtos, matéria-prima, insumos e serviços. Este controle é importante, pois não tem como vender o produto e perceber no estoque que você não o possui para a entrega.
Pior ainda, é imaginar que você está produzindo produtos, e está faltando uma matéria-prima para a conclusão. Perde-se todas as matérias-primas já misturadas, e uma parte do dinheiro vai pelo ralo.
Além disso, os balanços de estoque são observados pelo governo, com as informações prestadas ao SPED Fiscal (Sistema Público de Escrituração Fiscal), e em caso de inconsistência, é possível que o empreendedor seja acusado de sonegação.
É interessante que os estoques que são mais permanentes, sejam inventariados com placas antifurto.
2ª Dica: Tenha conhecimento sobre todos os colaboradores da empresa
Saber quem são as pessoas que estão circulando dentro de sua empresa é o mínimo que é necessário ter conhecimento. Por isso que o uso de crachás é de extrema importância, já que apresentam tecnologias antifraudes e resistem em manipulações.
Em algumas situações, as portas somente abrem para pessoas autorizadas, as quais são normalmente identificadas pelo seu cargo, além de possibilitar o controle da entrada e saída do local, e quantas vezes fez o processo no dia.
3ª Dica: Faça investimentos em segurança da informação
Investir em segurança da informação é muito importante para a empresa, uma vez que se houver roubo de informações, principalmente as bancárias, são muito mais perigosas do que um roubo de um produto físico. Causa muito mais estrago no patrimônio.
O roubo de dados de empresas é muito maior do que se pensa atualmente. Muitas vezes o que ocorre é invasões de hackers, que sutilmente começam a atacar as suas contas bancárias fazendo transferências pequenas, que se tornam imperceptíveis diante dos problemas cotidianos da empresa.
Assim, vale o investimento em proteger principalmente os sistemas financeiros e de gestão, utilizando firewalls, ou dispositivos de criptografia. Agora, é muito importante também, utilizar senhas mais difíceis das normais, que acabam impedindo o acesso às informações sigilosas da empresa.
4ª Dica: Realize investimentos em câmeras de monitoramento e alarmes
A vigilância realizada por câmeras de monitoramento realizado quando a empresa está aberta ou fechada é de extrema importância para que você tenha mais segurança, nos locais que necessitam.
Mas tenha cuidado: existem locais em que não são permitidos o uso de câmeras de monitoramento, pois tiram a privacidade do colaborador, como, por exemplo, nos banheiros.
É possível também investir em sistemas que dão acesso a somente alguns colaboradores em locais específicos, que consigam monitorar inclusive, a quantidade de acessos e qual a pessoa que acessou aquele local.
O acesso a essas câmeras de monitoramento devem ter limite, e você enquanto empreendedor pode inclusive ter acesso remoto, que utiliza um smartphone para tanto.
5ª Dica: Faça a contratação de um seguro empresarial
É importante a prevenção, por isso, em caso de imprevistos é útil possuir um seguro empresarial com coberturas diversas.
O acesso ao seguro, possibilita a recuperação do patrimônio em caso de roubo, incêndio e desastres naturais. Existem seguros no mercado que possuem mais coberturas. É importante investigar.