Investir em dicas para melhorar a digestão pode não só melhorar a alimentação, como também proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida. Até porque, a indigestão pode ser bem incômoda na rotina, concorda? Por isso, apostar em uma alimentação que seja mais saudável é um caminho promissor para elevar as sensações agradáveis no dia a dia.
Para tanto, convidamos você para conhecer estratégias que podem funcionar nesses casos. Continue lendo e saiba mais!
5 dicas para melhorar a digestão
Existem algumas ações que podemos colocar em prática na hora de melhorar a digestão e até mesmo garantir mais bem-estar por conta disso. Veja algumas considerações super simples de colocar em prática:
1. Mastigue bem os alimentos
Pode parecer algo muito simples, mas a realidade é que mastigar bem os alimentos faz toda a diferença na nossa digestão. Até porque, o processo de digerir começa na nossa boca. Portanto, se não mastigarmos da forma correta, nosso sistema digestivo terá um trabalho a mais para processar os alimentos, causando efeitos como sensação de estufamento, por exemplo.
Sendo assim, comece a prestar mais atenção na forma como você mastiga, cuidando para mastigar bem os alimentos e facilitar a digestão.
2. Beba água o suficiente
Beber bastante água, na medida certa, também faz diferença. A água ajuda a movimentar os alimentos a nível intestinal, resultando na formação mais saudável e efetiva do bolo fecal. Consequentemente, reduzem-se as chances de desenvolver um quadro de constipação, por exemplo.
Por isso, analise se você tem mantido a sua hidratação em dia e considere priorizar isso a partir de hoje.
3. Prefira alimentos ricos em fibras
Alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e legumes, ajudam a melhorar a digestão, pois impactam positivamente o trânsito intestinal. Além disso, esse tipo de alimento também contribui para a sensação de saciedade, reduzindo a ingestão de alimentos que poderiam sobrecarregar o sistema digestivo. De quebra, você ainda pode até conseguir perder alguns quilinhos com esse hábito.
4. Coma mais devagar e de forma consciente
Em paralelo à mastigação mais lenta, lembre-se de comer, de uma maneira geral, mais devagar. Isso porque o nosso corpo demora para compreender que está saciado, e se não dermos tempo para que ele perceba isso, poderemos comer mais e mais até nos sentirmos estufados.
Outro ponto interessante é a alimentação consciente: comer devagar, prestando atenção nos alimentos, pode aumentar a saciedade, o bem-estar ao comer algo saudável e melhorar a digestão. Pense nisso!
5. Considere refeições menores e mais frequentes
Apesar de isso não ser uma regra infalível e cada caso ser um caso, há grandes chances de as refeições menores e mais equilibradas ajudarem a melhorar a digestão. Sabe por quê? Porque ao invés de se “empanturrar” com muita comida, em apenas uma ou duas refeições “grandes” no dia, é possível ir comendo aos poucos, respeitando os limites do corpo e fornecendo nutrientes e energia ao longo de todo o dia.
Desse modo, a digestão pode acontecer de maneira mais saudável e equilibrada, reduzindo as chances de indigestão, por exemplo.
Pense nisso e, na dúvida, converse com o seu nutricionista. 🙂