Para entender completamente seu nicho de mercado, público-alvo e concorrentes, você precisa aprender as métricas da realização de pesquisas de mercado. Portanto, hoje daremos conselhos sobre como conduzir um estudo de mercado frutífero.
As empresas bem-sucedidas apostam fortemente nesta ferramenta porque ela fornece acesso fácil a dados e informações confiáveis de várias fontes confiáveis. Uma boa notícia para os empresários é que ter um produto acabado ou um negócio estabelecido não é um pré-requisito para aprender a conduzir um estudo de mercado.
Na realidade, a pesquisa de mercado é uma ferramenta que pode utilizar em diversas etapas de uma empresa, para uma infinidade de propósitos.
No entanto, o desafio está em outro lugar: aprender a conduzir um estudo de mercado que seja sistemático e eficaz para fornecer as respostas de que sua empresa precisa.
Considere: te encarregaram de conduzir um estudo de mercado neste minuto, quão bem você acha que você e sua equipe conseguiriam obter percepções acionáveis dos dados
5 dicas para fazer uma pesquisa de mercado eficiente
O aprendizado sobre a metodologia de pesquisa de mercado é um processo demorado e complicado, especialmente quando se trata de aplicar a metodologia e analisar os resultados.
1ª Dica: Um questionário eficaz é crucial para o sucesso desta ferramenta
O maior desafio é organizar a pesquisa de mercado para nada faltar no processo de candidatura.
Dessa maneira, você sabe que seu trabalho árduo e recursos renderão recursos, informações e dados úteis.
2ª Dica: Crie uma meta para fazer uma pesquisa de mercado eficiente
Essa é a grande questão que norteia a pesquisa. Ao aprender como conduzir pesquisas de mercado, é fundamental ter em mente que há uma questão central que precisa ser respondida.
E deve estar conectado ao seu objetivo.
Por isso é essencial responder as seguintes perguntas:
- É possível aumentar as vendas?
- Aprenda a determinar quais novos produtos e serviços criar?
- Como podemos melhorar a entrega do produto?
- Quais canais devem ser incluídos em sua estratégia para acompanhar a jornada do cliente e fornecer um serviço ideal?
Dessa forma, sua empresa pode orientar as perguntas na direção certa e usar as respostas abrangentes para informar o desenvolvimento de perguntas subsequentes que abrirão o caminho para o seu sucesso final.
3ª Dica: Estabeleça método de pesquisa
Dos tipos mais comuns de pesquisa são mencionados logo no início. Mas, é hora de decidir qual desses métodos (e quaisquer outros que você conheça) deseja seguir.
Determinar o tipo de estudo estabelece laços fortes com os objetivos globais da empresa. Em outras palavras, uma pesquisa de hábitos de consumo seria ideal para determinar o lançamento ou não de um novo produto.
Na mesma linha, uma pesquisa de satisfação do trabalhador pode esclarecer se vale a pena ou não renovar o seguro de saúde para os funcionários.
4ª Dica: Determine a estratégia de coleta de dados
Os formatos são bastante óbvios. Por exemplo, em uma pesquisa de satisfação do cliente, você pode simplesmente programar sua pesquisa para ser enviada à caixa de entrada do respondente por meio de um formulário ou questionário.
Pode adaptar o estudo de consumo a seus participantes, fazendo-lhes uma série de perguntas em profundidades variadas.
Estabelecer o método mais eficaz para a realização de pesquisa de mercado é outra etapa crucial para dominar o processo. Sempre é possível realizar pesquisas por conta própria e nem sempre é a melhor ideia fazê-lo.
Outros métodos, como por telefone (apesar do fato de que isso seja um inconveniente em cenários B2C devido às negativas associadas ao telemarketing). Outra opção é o contato online, seja por e-mail ou redes sociais. Este método facilita a melhor participação e a maior variedade de respostas possíveis.
Seria melhor usar um método diferente para estudos mais precisos, como pesquisas de força de marca, nas quais participantes são altos executivos e tomam decisões financeiras.
5ª Dica: Crie relatórios e realize a análise de dados
Precisa filtrar os dados e transformá-los em visões valiosas para guiar sua estratégia, tornando esta etapa crucial no processo de pesquisa. Isso torna a gestão empresarial mais fácil e necessária para colocar essas visões em prática.
Para acompanhar o fluxo e refluxo do mercado e emergir como um player único, um sistema de gestão permite que você assuma o controle total do negócio e implemente suas mudanças rapidamente.