5 Dicas para evitar a prisão de ventre
Existem alguns hábitos e cuidados que podem ajudar a evitar a prisão de ventre e assim garantir mais conforto e bem-estar no dia a dia. Afinal, é evidente que a constipação pode causar muito desconforto e até mesmo dor, em alguns casos, não é mesmo? Portanto, encontrar formas de lidar com esse problema, evitando-o, é um caminho para restabelecer ainda mais qualidade de vida.
Veja, neste texto, uma série de dicas que podem ajudá-lo!
5 dicas para evitar a prisão de ventre
Em alguns casos, a prisão de ventre pode estar associada aos hábitos do indivíduo. Isto é, pode ser que a pessoa tenha dificuldades de ir ao banheiro por, simplesmente, não beber água, alimentar-se mal ou ser sedentária, por exemplo.
Porém, em outras situações a constipação pode estar associada a fatores relacionados à saúde da pessoa. Nesses casos, o mais prudente é conversar com um médico para avaliar o que está acontecendo.
Com isso em mente, vejamos, agora, algumas dicas de hábitos saudáveis que podem ajudar a evitar a prisão de ventre:
1. Beber bastante água
O consumo de água deve ser de acordo com as necessidades do organismo de cada indivíduo. Se você não tem mantido o seu corpo hidratado, saiba que a ausência de líquidos pode dificultar a produção do bolo fecal, levando ao desenvolvimento de um quadro de prisão de ventre. Portanto, oferecer ao seu corpo a dose diária adequada de água é fundamental.
2. Consumir alimentos ricos em fibras
Consuma alimentos que sejam ricos em fibras, pois eles também ajudam a manter o funcionamento do intestino em dia. Esses alimentos são, basicamente, as frutas, verduras e legumes, além dos alimentos integrais, como o arroz integral, por exemplo.
Esses alimentos formam uma espécie de gel dentro do nosso intestino, ajudando a fomentar os movimentos intestinais adequados para a eliminação das fezes da maneira adequada.
3. Praticar exercícios com regularidade
Os exercícios físicos são fundamentais para uma série de necessidades do nosso organismo, e quando pensamos em evitar a prisão de ventre, não poderia ser diferente.
Essas atividades melhoram a circulação sanguínea, ativam o funcionamento do intestino, ajudam a regular o peso, dentre tantos outros benefícios. Já uma vida sedentária pode tornar o intestino mais lento e preguiçoso, causando a constipação.
4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados
Os alimentos ultraprocessados, diferentes dos naturais e ricos em fibras, podem dificultar o funcionamento do nosso intestino. Isso quer dizer que se você consome muitos alimentos prontos, que compra no mercado, pode acabar dando ao seu intestino opções que não o ajudam a trabalhar. Logo, a constipação pode aparecer.
5. Tentar manter uma rotina de idas ao banheiro
Uma das formas de evitar a prisão de ventre é criar uma rotina de idas ao banheiro. Isto é, ao invés de segurar por muito tempo, tente sempre manter o mesmo horário de idas ao banheiro, a fim de manter o funcionamento do intestino de modo equilibrado e evitar o ressecamento das fezes, que poderia dificultar o funcionamento intestinal depois.
Pense nessas dicas e lembre-se: se você tem muita prisão de ventre, converse com o seu médico.