5 Dicas para “Chutar” em Provas de Concursos
Aprenda o que fazer quando não se faz ideia da resposta
Neste artigo você aprenderá o que fazer quando não se faz ideia da resposta em questões de provas de concursos públicos.Isso mesmo, você aprenderá que pode sim dar o famoso “chute” de forma correta, aumentando a probabilidade de acertar.
A primeira dica para chutar uma questão em provas é usar o critério de eliminatória. Olhe entre as alternativas e descarte aquelas que visivelmente são absurdas. Suas probabilidades de acertar aumentarão.Se uma questão obtiver 4 alternativas, você tem 25% de chance de acertar, se eliminar uma se torna 33,3% e por sorte, descartando 2 são 50%.
A segunda dica é sobre as respostas que tendem a generalizar o assunto. Isso mesmo, se lembre de que toda regra possui a sua exceção, portanto alternativas que utilizem “sempre”, “nunca”, “toda vez”, “ninguém”, “total” e sinônimos, tem grane probabilidade de não estarem corretas.
A terceira dica sobre como chutar em concurso púbico é sobre a repetição, neste caso você precisará analisar quais são as respostas que se repetem. Veja o exemplo:
- Maçã e Banana
- Maçã e Uva
- Uva e limão
- Pêssego e Uva
- Maçã e Laranja
Neste caso as frutas maçã e uva estão presentes em quase todas as alternativas, basta você agrupar as palavras mais citadas que perceberá que a resposta é a letra “b”.
A quarta dica é analisar a semelhança, geralmente dentre as alternativas parecidas está a resposta correta, elas são feitas para confundir você. Veja o exemplo:
- 3,1
- 3,4
- 5,6
- 9,7
- 1,2
Utilizando a dica acima, é perceptível que a resposta é a letra “a” ou “b”.
A quinta e ultima dica só vale em casos onde não se pretende chutar muitas questões, pois ela é sobre estatística.Já foi comprovado estatisticamente, que as alternativas corretas são distribuídas em quantidades médias. Por exemplo: uma prova possui 100 questões com 5 alternativas cada, a média é que as respostas corretas sejam 20 “a”, 20 “b”, 20 “c”, 20 “d” e 20 “e”.Obviamente nem sempre estarão na média correta, algumas terão 19, 18, 17…, outras 21, 22, 23…, mas não fugirão da média.
Portanto, quando for chutar, analise e veja a alternativa menos marcada, a probabilidade de ela ser a certa é grande.
Obviamente não se deve fazer uma prova utilizando essas técnicas em quase todas as questões, pois estatisticamente é quase nula a chance de bons acertos.
Mas, em casos a parte utilizar essas dicas será uma “mão na roda”. Boa sorte!