Aprender um novo idioma é crucial para melhorar o currículo, aumentar as chances de conseguir um bom emprego ou mesmo para a carreira acadêmica. Além disso, dominar uma língua estrangeira traz diversos outros benefícios como, por exemplo, facilitar uma viagem ao exterior.
O ideal para aprender uma língua estrangeira é estar em um ambiente de imersão, no entanto, nem sempre é possível. Desse modo, muitos acabam buscando cursos e outros tentam estudar por conta própria. Por isso, apresentamos abaixo algumas dicas de como aprender um novo idioma estudando sozinho. Veja abaixo!
1. Use bons materiais
Em primeiro lugar, é fundamental ter cuidado com o material que você usará para os estudos. Na internet há uma infinidade de sites com informações, textos, apostilas e livros diversos. Contudo, nem todos os materiais têm qualidade ou são adequados para um ou outro nível (iniciante, intermediário ou avançado). Por isso, tenha cuidado ao selecionar as apostilas. Dê preferência a materiais publicados ou disponibilizados em sites confiáveis. Além disso, confira se é adequado ao seu nível de aprendizado.
2. Acompanhe podcasts e blogs de nativos
Já que o contexto de imersão não é possível para muitos no aprendizado de um idioma estrangeiro, o estudante deve recorrer a algumas estratégias. Ter contato com a língua todos os dias ajudará muito a acelerar o aprendizado. Por isso, veja filmes no idioma que você deseja aprender, ouça programas de podcast e acompanhe blogs de pessoas cuja língua materna seja o seu idioma alvo.
3. Use aplicativos a seu favor
Há diversos aplicativos pensados justamente para ajudar estudantes a aprender uma língua estrangeira. Um dos mais famosos é o Duolingo, que funciona como um tipo de jogo. Outra boa opção é o Tandem, pois é ótimo para o intercâmbio de idiomas. Neste aplicativo é possível conhecer falantes nativos e trocar mensagens com eles com a finalidade de treinar o idioma.
4. Pratique
Praticar o idioma também é de suma importância para que o aprendizado se consolide. Portanto, é preciso fazer exercícios de escrita, de compreensão e de leitura. Além disso, sempre que possível tente falar no idioma que você está aprendendo. Troque áudios com amigos que já dominem a língua estrangeira em questão, por exemplo.
5. Não tenha medo de errar
Por fim, não tenha medo de errar e não desista por medo de não conseguir aprender. Muitas vezes o que afeta o estudante é o receio de cometer um erro ou o desânimo ao não conseguir se expressar. Por isso, mantenha-se firme e não desista nas primeiras dificuldades. Além disso, veja no erro uma chance de melhorar e de aprender.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Veja 5 livros para conhecer Clarice Lispector e as suas obras.