A língua francesa é uma das mais estudadas pelos brasileiros que desejam aprender a falar um idioma estrangeiro. No entanto, não há tanta oferta de cursinhos e materiais gratuitos para o aprendizado do francês como há para o inglês e o espanhol, por exemplo.
Além disso, as aulas de francês custam um pouco mais caro, o que acaba pesando no orçamento de muitos estudantes. No entanto, aqueles que desejam adquirir o francês para ter um idioma a mais no currículo ou para fazer um intercâmbio, por exemplo, têm a opção de estudar por conta própria.
Pensando nisso, apresentamos abaixo cinco dicas de como aprender o francês estudando em casa, sem o apoio de um professor, e com materiais que são de fácil acesso. Confira abaixo!
Mantenha contato diário com a língua
Em primeiro lugar, para aprender a falar um idioma estrangeiro, é preciso estar sempre em contato com a língua. Por isso, o contexto de imersão é o ideal. Para aqueles que estudam em casa, escutar música francesa, ver séries e filmes de língua francesa e ouvir podcasts em francês pode ajudar muito a manter esse contato diário com a língua. Assim, será possível se acostumar com as pronúncias e os sons do francês.
Descubra de que forma você aprende melhor
Entender o melhor método de estudo para você é ideal para aprender sobre qualquer assunto, mas é extremamente necessário quando a questão é aprender um novo idioma. Portanto, observe de que forma seu cérebro capta melhor o francês, se usando imagens, ouvindo músicas, usando aplicativos de idiomas ou escrevendo, por exemplo. Foque no melhor método para você.
Tente pensar em francês
Uma maneira de internalizar o idioma é tentar formular pensamentos com vocábulos do francês que você já aprendeu. Ao pensar sobre algo corriqueiro e simples do seu dia a dia, se questione como seria em francês. Caso você não saiba como dizer algo, pesquise.
Pratique a pronúncia
Praticar a pronúncia e treinar a musculatura da boca para pronunciar os sons do francês é também um passo importante mesmo estudando em casa. Você pode treinar em frente ao espelho e repetir frases ditas em podcasts, filmes ou séries até conseguir imitar a pronúncia dos falantes nativos.
Leia textos escritos em francês
Por fim, após adquirir um conhecimento básico sobre a gramática do francês, comece a fazer leituras de textos escritos em francês. Busque matérias em jornais franceses ou canadenses, textos poéticos, contos de fadas e livros infantis. Esse tipo de texto vai te ajudar a ampliar o vocabulário e a compreensão do idioma.
E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT; saiba mais.