5 dicas de literatura infantojuvenil para ensino fundamental

A literatura é muito importante em qualquer idade, pois ajuda a desenvolver a imaginação, a criatividade e as emoções. Por isso, estabelecer hábitos de leitura desde cedo é uma alternativa interessante para produzir estímulos cognitivos.

Na juventude, os livros são bons companheiros e podem ser fonte de muita diversão. As histórias apresentam os leitores a novos mundo, novas experiências e narrativas. Além disso, ajudam muito na atividade de escrever bem.

Nesse sentido, selecionamos 5 entre os 5 melhores livros de literatura infantojuvenil para serem lidos por alunos do ensino fundamental. Confira nossa lista!

1. O Diário de Anne Frank

É uma das obras de maior sucesso no mundo, e retrata a história de uma menina judia, que narra seu cotidiano enquanto foge dos nazistas. Ela se esconde com sua família em um abrigo secreto, em Amsterdã, enquanto os Alemães dão curso ao holocausto, assinando milhões de judeus. Assim, a narrativa descreve o dia dia de Anne e sua família constantemente ameaçada e expressa o seu desejo de liberdade e de uma adolescência plena.

2. As vantagens de ser invisível

É um romance adolescente construído a partir de cartas do jovem Charlie. Essas cartas são endereçadas a um amigo que não se sabe se é imaginário ou real. Nesse sentido, por meio dessas cartas, ele desabafa sobre sua vida, suas angústias adolescentes, dificuldades e amores.

3. 1984

Grande sucesso do escritor inglês George Orwell, o livro 1984  é um romance distópico que narra a força de Estado supervisionada por um tirano. O personagem Winston, até então a serviço da tirania, terá que lutar contra o governo após se ver apaixonado por Júlia.

4. Extraordinário

O livro Extraordinário, por sua vez, conta a história de um jovem garoto de 10 anos chamado August Pullman. Em vista da sua deformidade facial ele estudou em casa durante toda vida. Porém, agora está decidido a viver uma vida normal.

5. As Crônicas de Nárnia

Por fim, trazemos um clássico da literatura fantástica. Escrito por C. S. Lewis, esse livro relata um mundo mágico de criaturas mitológicas. Assim, os personagens Susana, Pedro, Edmundo e Lúcia chegam a este universo após atravessar um guarda-roupa. Lá eles vivem grandes aventuras e conhecem criaturas fascinantes.

Gostou das dicas de literatura infantojuvenil? Então deixe aqui o seu comentário!

Clique aqui para ver cursos gratuitos.
Leia Benefícios do hábito de leitura para realização de provas.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.