5 curiosidades sobre escritores que são cobrados no Enem

Na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre são cobrados conhecimentos sobre a obra de diversos autores brasileiros de muita importância. Mas há fatos sobre eles que não são abordados em sala de aula, por esse motivo, apresentamos 5 curiosidades sobre alguns desses escritores.

Acompanhe nossa lista!

Clarice Lispector

Brasileira naturalizada, Clarice Lispector nasceu durante a viagem de sua família de origem ucraniana ao Brasil, onde cresceu.

Antes de se tornar escritora, Lispector tentou carreira na área do Direito, mas acabou desistindo por discordar de determinados princípios. Assim, a autora passou a se dedicar à escrita e foi também jornalista.

Além disso, Clarice atou como enfermeira voluntária na Segunda Guerra Mundial, na Itália, e morou em diversos países acompanhando seu esposo diplomata.

Jorge Amado

Um grande escritor de cartas. O autor dos livros Capitães da Areia e A morte e a morte de Quincas Berro D’água era também um grande escritor de correspondências. Há cerca de 100 mil páginas de cartas enviadas e recebidas por Jorge Amado na Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador.

A curiosidade dos leitores por essa correspondência é grande, mas o escritor pediu formalmente que as cartas só fossem publicadas 50 anos após seu falecimento. Então, esperaremos até 2051 para ler as tais cartas.

José de Alencar

A terceira curiosidade é mais boato do que certeza, mas vamos compartilhar assim mesmo! José de Alencar foi envolvido em uma polêmica de cunho afetivo ainda em vida, muitos diziam que seu filho, Mário de Alencar, era fruto de uma relação extraconjugal de sua esposa com Machado de Assis.

O livro Dom Casmurro, de Machado, seria inspirado nessa história. Mas nunca houve confirmação se toda a história era verdadeira mesmo.

Aluísio de Azevedo

A quarta das curiosidades sobre escritores diz respeito à paixão pelo desenho. Aluísio de Azevedo foi cartunista em diversos jornais antes de seguir carreira como jornalista e escritor e compor sua famosa obra O Cortiço. Por esse motivo, Azevedo se mudou do Maranhão e foi para o Rio de Janeiro para estudar Belas-Artes.

Contudo, após a morte do pai, o autor desistiu na carreira em Belas-Artes, optando pelo trabalho como escritor para manter o sustento da sua família.

Graciliano Ramos

A curiosidade sobre o autor do clássico Vidas Secas é que Graciliano, antes de ser consagrado como um grande escritor, foi prefeito de uma cidade chamada Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas. Já nesse período, Graciliano escrevia alguns artigos que, inclusive, foram publicados.

Graciliano foi um prefeito apreciado pelo povo, que o considerava um político justo.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário!
Veja também: Literatura no Enem: 5 curiosidades sobre a Semana de Arte Moderna.

https://noticiasconcursos.com.br/curiosidades/curiosidades-principais-instituicoes-de-lingua-portuguesa/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.