5 boas razões para aprender a língua inglesa
Nós, brasileiros, já estamos ‘carecas’ de saber que aprender uma segunda língua, sobretudo a inglesa, é algo necessário. Mas há quem duvide um pouco das vantagens que o conhecimento sobre este idioma pode trazer. Afinal, qual é o poder da língua inglesa em nossa vida tupiniquim?
Vamos explorar abaixo cinco boas razões para que você estude inglês e adquira fluência nesse idioma. Conheça!
1- Inglês é a língua mais falada no mundo
O inglês é falado por um grande número de pessoas. É possível dizer que, no mundo, ao menos 1 em cada 5 pessoas fala fluentemente ou em algum nível suficiente para se fazer entender.
São aproximadamente 400 milhões de pessoas que têm o inglês como língua materna nos mais de 50 países que o têm como língua oficial ou principal. Mas estima-se que, ao redor do mundo, esse número suba para algo em torno de 1,5 bilhão de pessoas, considerando todos que têm algum conhecimento, bom entendimento e os que são fluentes.
2- Dá oportunidades de estudo e trabalho
Se a sua vontade é mudar de país para trabalhar ou estudar, o inglês também vai ser necessário. Países como Austrália, Canadá e muitos outros também oferecem oportunidades que dependem do idioma.
Por exemplo, são muitos os locais que contam com sedes de multinacionais. Essas empresas solicitam o inglês como idioma comum para todas as unidades da companhia.
Em relação aos estudos, para fazer qualquer tipo de pós-graduação no exterior, é necessário ter noções do idioma além do básico, já que as matérias serão, na maioria dos casos, lecionadas em inglês.
Até sem sair do Brasil, nos casos de Mestrado e Doutorado, por exemplo, algumas partes da pesquisa são apresentadas em inglês e até mesmo alguns materiais de apoio não são encontrados com tradução.
3- Amplia seus horizontes culturais
As dublagens brasileiras podem até ser as melhores do mundo, mas vai dizer que você não gostaria de ouvir as vozes dos seus personagens favoritos na versão original?
Assistir a filmes e séries vira uma experiência muito mais legal quando você entra em contato com a língua em que ela foi gravada, com piadas e termos locais, para expandir seus conhecimentos no idioma e também em questões culturais.
O mesmo vale para músicas. A sua playlist favorita já não sai dos seus ouvidos, mas ela pode ser uma aliada e tanto para o aprendizado do inglês sem que você perceba, com novas palavras, sotaques e formas de se expressar.
Outra possibilidade legal é a de ouvir os lançamentos do seu artista favorito assim que estiverem disponíveis e também ler os livros de autores favoritos assim que eles forem lançados no exterior.
A versão traduzida demora sempre um tempinho a mais para chegar às plataformas digitais e às livrarias, mas a original não. Imagina ler e entender mais sobre suas histórias favoritas e ainda matar a ansiedade mais rapidamente!
Leia também – 5 livros que deixam as aulas de inglês mais dinâmicas
4- Faz suas viagens serem mais fáceis
O uso do inglês muitas vezes começa antes mesmo de arrumar as malas. São formulários, entrevistas e até reservas de hotel que podem precisar dos seus conhecimentos em inglês para darem certo, e não só para os países falantes da língua inglesa.
Depois de desembarcar, você pode ter alguma barreira na língua local ou ter que encarar conversas com nativos pessoalmente. As aulas de inglês podem ajudar e muito, principalmente a conhecer os mais variados sotaques ao redor do mundo.
Entretanto, o contato presencial é seu maior teste de aprendizado pelo nervosismo, ainda mais se for em alguma situação inesperada, como precisar pedir orientações para chegar em algum lugar ou fazer um pedido em um restaurante.
5- Mantém seu cérebro ativo
A ativação cerebral está diretamente relacionada à memória e à nossa capacidade de manter informações, conhecimentos e novidades em nossa mente.
Ao aprender um novo idioma, ficamos imersos em um mundo inteiro para explorar. Novas palavras, formações gramaticais, estruturas de palavras e até mesmo nossas descobertas curiosas, como músicas, séries e filmes podem ajudar a fazer essa movimentação no cérebro de forma muito ativa.
É um excelente benefício para quem quer fazer exercícios mentais ao longo da vida. Ao envelhecer, ter um idioma fluente como aliado ajudará você a se proteger até mesmo de doenças.
E então, gostou de conhecer estes cinco motivos? Há outros que merecem ser citados? Deixe seu comentário logo abaixo.
Leia também – Comparar com outros idiomas ajuda entender passado e futuro na gramática