5 alusões literárias para você usar na redação
Todos nós sabemos que o uso de repertórios na redação é extremamente importante. Isso é válido para provas de vestibulares, de vestibulares militares, de concursos e do ENEM.
Assim, é fundamental que você tenha em mente alguns repertórios-chave que podem ser inseridos em uma grande variedade de textos.
Para te ajudar nesse processo, o artigo de hoje separou 5 alusões literárias que podem ser utilizadas dentro da sua redação. Vamos descobrir, a seguir, quais são elas.
1984 – George Orwell
O livro 1984 foi escrito por George Orwell. Na obra, Winston, o protagonista, vive em uma sociedade cujo líder é o Grande Irmão.
O Grande Irmão, Big Brother, em inglês, controla tudo e todos. A censura está por todas as partes (inclusive dentro da casa dos indivíduos.
Alguns dos possíveis temas que se relacionam à esse repertório são:
- Liberdade de Expressão
- Censura
- Ditadura Militar
- Governos totalitários
Americanah – Chimamanda Ngozi Adichie
A obra de Chimamanda Ngozi Adichie retrata a imigração da protagonista Ifemelu para os Estados Unidos.
Ifemelu irá enfrentar uma série de problemas que acompanham a imigração, ao mesmo tempo em que procura se destacar na academia.
Você pode usar Americanah como um repertório em temas que se relacionem aos seguintes tópicos:
- Imigração
- Racismo
- Xenofobia
- Machismo
- Preconceito e intolerância
A Peste – Albert Camus
A Peste retrata a chegada de uma epidemia de peste negra na pequena cidade de Oran. Diversos são os pontos explorados por Camus e, dessa maneira, você pode inserir o livro como repertório nos temas:
- Epidemias e Pandemias
- Negacionismo
- Saúde Pública
- Importância do saneamento básico
Jogos Vorazes – Suzanne Collins
Jogos Vorazes é uma trilogia escrita por Suzanne Collins. O livro se passa em um futuro utópico. Nesse, os protagonistas vivem em Panem, um país dividido em 13 distritos e a Capital.
A Capital controla de forma autoritária todos os distritos. Um exemplo de sua forma de atuação são os Jogos Vorazes, evento que acontece uma vez ao ano, envolvendo duas pessoas de cada distrito.
A saga pode ser utilizada em temas como:
- Governos totalitários
- Autoritarismo
- As consequências das guerras
- A desigualdade social
Vidas Secas – Graciliano Ramos
O romance Vidas Secas retrata a história da família de Fabiano. Ramos retrata o cotidiano do grupo em meio à seca nordestina e à constante necessidade de mudanças, buscando a sobrevivência.
Você pode usar o livro como um repertório em temas que se relacionem aos seguintes tópicos:
- Seca no Nordeste
- Exploração dos latifundiários sobre a população
- Desigualdade social
- Fome e pobreza no Brasil