5 alimentos ricos em ferro que combatem a anemia

Consumir alimentos ricos em ferro que combatem a anemia é uma forma de proteger o corpo e de oferecer mais saúde e bem-estar por meio de uma alimentação saudável. São esses alimentos que estimulam a produção da hemoglobina no sangue, sendo esta responsável por transportar o oxigênio pelo organismo, levando-o para todas as células e tecidos do nosso corpo.

Por isso, manter um cardápio equilibrado, que forneça fontes de ferro, é fundamental para proteger a saúde. A seguir, você poderá conhecer algumas opções que, além de tudo, são saborosas e versáteis. Acompanhe!

5 alimentos ricos em ferro que combatem a anemia

Os alimentos ricos em ferro que combatem a anemia são super fáceis de incluir na rotina, mas antes de conhecê-los, queremos dar uma dica ainda mais interessante: além de consumir esses alimentos, lembre-se de combiná-los com alguma fonte de vitamina C.

Sabe por quê? Porque a vitamina C é responsável por facilitar a absorção de ferro pelo organismo. É por isso que quando saímos para comer uma feijoada, normalmente há laranja de sobremesa. Afinal, essa combinação trará ainda mais benefícios para o corpo.

Portanto, considere fazer preparos que sigam essa premissa, pois assim será mais fácil absorver o ferro. Veja, a seguir, algumas opções para incluir no seu cardápio:

1. Couve manteiga

A couve manteiga é rica em ferro e outros minerais e vitaminas essenciais para a saúde do nosso organismo. Além disso, ela pode ser preparada de diversas formas, o que facilita o seu consumo no cotidiano. Pois você pode fazer saladas diferentes, misturá-la em outros pratos, como alguns tipos de arrozes, bem como poderá prepará-la em forma de suco. Sem dúvidas, não faltam possibilidades!

2. Fígado bovino

O fígado bovino é outro alimento rico em ferro, mas, nem sempre as pessoas gostam desse tipo de preparo, não é mesmo? Porém, para você ter uma ideia, estima-se que a cada 100g de fígado bovino, podemos estar consumindo cerca de 5 mg de ferro. Isto é, trata-se de uma quantidade considerável e que pode ajudar a proteger a nossa saúde.

3. Feijão

Possivelmente, você já deve ter ouvido falar que o feijão é um alimento rico em ferro, não é mesmo? E isso é realmente verdade! Ele possui cerca de 2,5 mg de ferro a cada 100g de alimento. Por isso, prepará-lo com uma certa frequência, e consumir alguma fonte de vitamina C depois, pode ser uma das formas de combater a anemia.

4. Espinafre

O espinafre é outro tipo de salada super versátil que pode ser preparada de diversas maneiras. E quando pensamos nos alimentos ricos em ferro que combatem a anemia, podemos citá-lo pois, em sua composição, encontramos cerca de 2,7 mg a cada 100 g.

5. Sementes de abóbora

A cada 100 g de sementes de abóbora, podemos encontrar cerca de 3 mg de ferro. Claro que a quantidade de sementes pode parecer significativa, mas incluir um pouquinho dela nos preparos, além de incluir outros alimentos ricos em ferro que combatem a anemia, pode ser uma boa ideia.

Agora nos conte nos comentários: Como está a sua alimentação?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.