Além das habilidades específicas para o trabalho que você está procurando, os empregadores também procuram qualidades que vão agregar. Às vezes, são chamadas de ‘habilidades de empregabilidade’ ou ‘habilidades sociais’. Tenha certeza que elas farão você se destacar.
Se você está fazendo uma graduação, pode aproveitar esse tempo para treinar essas características antes de se formar, o que acha? Vale a pena também para quando for se candidatar a uma vaga de estágio ou então procurar uma recolocação no mercado.
Confira a seguir uma lista com as principais dessas competências.
1. Comunicação
Dependendo do trabalho, comunicação significa ser claro sobre o que você quer dizer e o que deseja alcançar quando fala ou escreve. Envolve ouvir e ser capaz de compreender de onde vem outra pessoa.
As habilidades de comunicação também incluem a comunicação não verbal, como a linguagem corporal que você usa.
Exemplos de maneiras que você pode desenvolver ou melhorar suas habilidades de comunicação incluem:
- escrever tarefas e relatórios como parte de seus estudos
- escrevendo em blogs ou usando mídia social
- fazer apresentações orais como parte do seu trabalho de classe
- trabalhando no atendimento ao cliente (cara a cara ou por telefone)
2. Trabalho em equipe
Trabalho em equipe significa ser capaz de se relacionar bem com as pessoas com quem você trabalha. Envolve trabalhar em conjunto para atingir um objetivo comum.
Exemplos de maneiras que você pode desenvolver ou melhorar suas habilidades de trabalho em equipe envolvem, por exemplo:
- fazendo trabalhos em grupo como parte de seus estudos
- voluntariado para uma ONG, igreja ou outra entidade
- pensando em como você pode trabalhar melhor com outras pessoas em seu local de trabalho
- praticando esportes coletivos
3. Resolução de problemas
Resolver problemas significa encontrar soluções quando você se depara com dificuldades ou contratempos. Envolve ser capaz de usar um processo lógico para descobrir as coisas.
Exemplos de maneiras pelas quais você pode desenvolver ou melhorar suas competências de resolução de problemas incluem, por exemplo:
- fazendo atribuições de pesquisa como parte de seus estudos
- lidar com reclamações em seu local de trabalho
- fazendo um curso de habilidades de estudo que aborda a resolução de problemas
- conversando com outras pessoas sobre como resolveram os problemas que enfrentaram
- consertar coisas quebradas pela casa procurando no YouTube para descobrir como fazer isso.
4. Iniciativa
Iniciativa e empreendimento significam procurar coisas que precisam ser feitas e realizá-las sem que seja solicitado. Isso também pode envolver pensar criativamente para fazer melhorias na maneira como as coisas são feitas.
Exemplos de maneiras pelas quais você pode desenvolver ou melhorar sua iniciativa e habilidades empresariais incluem, por exemplo:
- abordar organizações e empresas sobre empregos ou estágios
- organizando uma arrecadação de fundos em sua comunidade
- fazer ou propor mudanças na maneira como um grupo ao qual você pertence faz as coisas
- fazer coisas pela casa sem ser solicitado.
E então, gostou das dicas? Você já tem essas competências listadas no artigo? Conte abaixo!
Não deixe de ler também – Dicas: Melhore suas chances de conseguir emprego na quarentena