3º Lote da Restituição do Imposto de Renda começa nesta segunda (31). Veja se você recebe

3º Lote da Restituição do Imposto de Renda começa nesta segunda (31). Veja se você recebe

Receita Federal libera nesta segunda-feira (31) o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda. Veja quem recebe

Nesta segunda-feira (31), a Receita Federal realiza os pagamentos do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda. De acordo com as informações oficiais, o Fisco está liberando mais de R$ 7,5 bilhões para mais de 5,6 milhões de contribuintes. Pessoas que realizaram as declarações em anos anteriores também podem receber o saldo em alguns casos.

Com base nas informações da Receita Federal, o terceiro lote da restituição vai contar com uma correção de 2,07% para que os cidadãos não percam o poder de compra. O tamanho da correção foi definido pelo Fisco com base na taxa Selic, definida pelo Banco Central (BC), e que está em 13,75% ao ano.

Não prioritários no Imposto de Renda

Este é o primeiro pagamento do ano em que o Fisco está realizando liberações também para as pessoas que não estão nos chamados grupos prioritários. Embora ainda conte com uma lista de preferência, a Receita vai incluir também pagamentos para aqueles que não se enquadram em nenhuma das prioridades.

Podem receber o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda:

  • 16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 95.047 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
  • 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 3.879.049 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
  • 1.600.964 não prioritários que entregaram a declaração até 23 de março de 2023.
3º Lote da Restituição do Imposto de Renda começa nesta segunda (31). Veja se você recebe
Idosos seguem como prioridade na restituição do Imposto de Renda. Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Como consultar a restituição

Nem todo mundo que realizou a declaração do Imposto de Renda neste ano de 2023 poderá receber a restituição no terceiro lote. É importante que o contribuinte consulte as informações do site oficial para entender se ele foi selecionado para este grupo. O processo de consulta está aberto há uma semana.

Para a realização de uma verificação mais simples, o indivíduo pode acessar a página oficial da Receita Federal na internet. Na sequência, basta clicar em Meu Imposto de Renda, e em seguida em Consultar a Restituição. Logo depois, basta inserir alguns dados básicos e verificar a sua situação.

Contudo, se o indivíduo prefere realizar uma consulta completa, com uma série de outras informações detalhadas, o caminho é diferente. Neste caso, é preciso entrar no sistema do portal e-CAC, que está disponível dentro do app oficial da declaração do Imposto de Renda. Basta procurar pelo extrato de processamento.

Não estou entre os selecionados

Caso o cidadão verifique os dados e perceba que não está entre os selecionados, não há com o que se preocupar. De acordo com as informações da Receita Federal, quem não recebeu a restituição em nenhum dos três primeiros lotes, terá a oportunidade de receber o benefício nos dois próximos pagamentos que estão programados para este ano.

Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de repasses da restituição para este ano de 2023:

  • 1º lote: 31 de maio (já pago);
  • 2º lote: 30 de junho (já pago);
  • 3º lote: 31 de julho (pago hoje);
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 29 de setembro.

Estou entre os selecionados

Se você conferiu as informações e percebeu que está entre os selecionados para receber a restituição neste terceiro lote, não é preciso realizar nenhum tipo de solicitação. Neste caso, os pagamentos são feitos de maneira automática na mesma conta que o cidadão apontou no momento da declaração.

Quem optou por receber a restituição via Pix, poderá receber o saldo também de forma automática na chave que foi informada no momento da declaração.

Se, por algum motivo, a conta ou a chave informada tenham sido alteradas, o dinheiro será enviado pelo Fisco para o Banco do Brasil. Neste caso, é importante que o contribuinte entre em contato com este banco para reagendar o crédito dos valores.

O cidadão pode entrar em contato com o Banco do Brasil indo até uma agência bancária mais próxima. O pedido de reagendamento também pode ser feito através do portal oficial do banco na internet, ou através da Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

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