A Black Friday, considerada uma das datas sazonais mais significativas para o varejo, está se aproximando e, como resultado, os varejistas já estão se preparando para a temporada de vendas, que promete ir até o final do ano. Uma pesquisa revelou 35,7% dos varejistas digitais planejam investir em Inteligência Artificial (IA).
O levantamento foi feito pelo Pagar. me, meio de pagamento digital e omnichannel da StoneCo., em parceria com o E-commerce Brasil, portal especializado na cobertura do comércio eletrônico no Brasil, o Equals, plataforma de gestão financeira inteligente, e a Nuvemshop, fornecedora de nuvem para e-commerce.
LEIA MAIS: A um mês da Black Friday, veja dicas para se preparar
A pesquisa aponta que a IA é a tecnologia mais escolhida entre as opções de Big Data (19,4%) e Realidade Aumentada e Virtual (7,7%). A utilização dessa ferramenta se torna uma grande aliada para o sucesso das empresas durante esse período de vendas intensas. A IA permite que os lojistas tragam ofertas personalizadas para cada cliente e um atendimento muito mais ágil, favorecendo a experiência de compra.
Além disso, na Black Friday, é de suma importância automatizar os processos operacionais, como o gerenciamento de estoque e o atendimento de pedidos, visando aprimorar a eficiência e reduzir os custos. A pesquisa “A preparação do e-commerce para a Black Friday”, ouviu 196 empresas de todos os portes, incluindo multinacionais.
Uma das promessas da IA é a melhora da experiência do cliente, sendo ferramentas necessárias para preparar e expandir as capacidades de atendimento ao cliente à medida que a demanda de consumidores aumenta.
A Zendesk, empresa especialista neste segmento, aponta que, a partir de um software de atendimento ao cliente com IA, a atenção é centrada em cada consumidor. Por meio de uma única interface, se estabelece uma conexão, sua lealdade é recompensada e novos clientes são atraídos, enquanto os agentes realizam uma gestão otimizada dos tickets, atendem chats ao vivo e personalizam o atendimento em canais de venda físicos e digitais com facilidade.
Também é preciso mais agilidade nos processos. Com um fluxo de pedidos muito maior do que o habitual durante a Black Friday, o atendimento ao cliente exige mais dedicação, o que implica em fornecer respostas rápidas em todos os canais de comunicação e oferecer soluções eficazes para quaisquer consultas ou demandas que possam surgir.
Um software de atendimento com IA pode ser uma boa forma de automatizar a resolução de conflitos com clientes enquanto não é possível atendê-los.
Ainda de acordo com a Zendesk:
Durante a temporada de vendas mais intensa do ano, a implementação da IA pode satisfazer as necessidades do cliente sem ser intrusiva, mas com a personalização necessária para que o cliente se sinta importante e reconhecido.