A Black Friday, considerada uma das datas sazonais mais significativas para o varejo, está se aproximando e, como resultado, os varejistas já estão se preparando para a temporada de vendas, que promete ir até o final do ano. Uma pesquisa revelou 35,7% dos varejistas digitais planejam investir em Inteligência Artificial (IA).
O levantamento foi feito pelo Pagar. me, meio de pagamento digital e omnichannel da StoneCo., em parceria com o E-commerce Brasil, portal especializado na cobertura do comércio eletrônico no Brasil, o Equals, plataforma de gestão financeira inteligente, e a Nuvemshop, fornecedora de nuvem para e-commerce.
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A pesquisa aponta que a IA é a tecnologia mais escolhida entre as opções de Big Data (19,4%) e Realidade Aumentada e Virtual (7,7%). A utilização dessa ferramenta se torna uma grande aliada para o sucesso das empresas durante esse período de vendas intensas. A IA permite que os lojistas tragam ofertas personalizadas para cada cliente e um atendimento muito mais ágil, favorecendo a experiência de compra.
Além disso, na Black Friday, é de suma importância automatizar os processos operacionais, como o gerenciamento de estoque e o atendimento de pedidos, visando aprimorar a eficiência e reduzir os custos. A pesquisa “A preparação do e-commerce para a Black Friday”, ouviu 196 empresas de todos os portes, incluindo multinacionais.
Como melhorar a experiência do cliente
Uma das promessas da IA é a melhora da experiência do cliente, sendo ferramentas necessárias para preparar e expandir as capacidades de atendimento ao cliente à medida que a demanda de consumidores aumenta.
A Zendesk, empresa especialista neste segmento, aponta que, a partir de um software de atendimento ao cliente com IA, a atenção é centrada em cada consumidor. Por meio de uma única interface, se estabelece uma conexão, sua lealdade é recompensada e novos clientes são atraídos, enquanto os agentes realizam uma gestão otimizada dos tickets, atendem chats ao vivo e personalizam o atendimento em canais de venda físicos e digitais com facilidade.
Também é preciso mais agilidade nos processos. Com um fluxo de pedidos muito maior do que o habitual durante a Black Friday, o atendimento ao cliente exige mais dedicação, o que implica em fornecer respostas rápidas em todos os canais de comunicação e oferecer soluções eficazes para quaisquer consultas ou demandas que possam surgir.
Um software de atendimento com IA pode ser uma boa forma de automatizar a resolução de conflitos com clientes enquanto não é possível atendê-los.
Pesquisas mostram retorno de investimento
Ainda de acordo com a Zendesk:
- Lealdade dos clientes: de acordo com o CX Trends 2023, elaborado pela Zendesk, 77% dos líderes empresariais concordam que uma personalização mais profunda leva a uma maior retenção de clientes, e 70% dos consumidores gastam mais com marcas que oferecem uma experiência fluida em todos os canais de atendimento. Portanto, atender eficientemente os clientes, proporcionando uma boa experiência de compra e com solução rápida para seus problemas, aumenta as chances de eles retornarem ao comércio e concluírem mais transações. Um bom CX não apenas atrai novos clientes, mas também os mantém.
- Satisfação dos desejos dos clientes: os consumidores consideram a Inteligência Artificial uma aliada excelente para melhorar suas experiências de compra e atendimento. De acordo com o CX Trends 2023, 82% dos clientes esperam que as empresas comecem a implementar a IA. Sete em cada dez acreditam que a IA pode possibilitar um CX mais profundo e personalizado, e 56% expressam entusiasmo ao receber ajuda e conteúdo instantâneo e personalizado por meio da IA generativa.
Durante a temporada de vendas mais intensa do ano, a implementação da IA pode satisfazer as necessidades do cliente sem ser intrusiva, mas com a personalização necessária para que o cliente se sinta importante e reconhecido.