300 por 5 centavos: já pensou nessa troca? - Notícias Concursos

300 por 5 centavos: já pensou nessa troca?

Acredite, algumas moedas valem tudo isso!

O que você acha da ideia de trocar uma moeda de 5 centavos por R$ 300? Pode parecer impossível, mas acredite, isso pode acontecer. Tudo o que você precisa é possuir uma unidade de 5 centavos que seja valiosa para os colecionadores de moedas e cédulas.

Existem muitas, aliás, moedas que são consideradas especiais e que se diferenciam da maioria. Essa moeda de cinco centavos aqui é apenas um exemplo entre muitos outros que existem. Será que você consegue reconhecer moedas raras e potencialmente valiosas? Confira em seguida tudo sobre essa curiosa moeda.

Moeda rara de 5 centavos

Moeda
Imagem: Numismática Castro
Moeda
Imagem: Numismática Castro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa moeda de cinco centavos é do ano de 2006 e está à venda no site Numismática Castro por R$ 300. Você deve estar se perguntando o que faz essa moeda ser tão diferente das demais para valer uma quantia tão acima do seu valor de face. O que acontece é que essa moeda possui uma particularidade que chama a atenção.

Ela é uma moeda com um erro de fabricação. Esses problemas de cunhagem que ocorrem durante o processo de produção da moeda são considerados incomuns. Sendo assim, eles emprestam singularidade às peças atingidas e interessam aos colecionadores. Repare como as imagens do anverso da moeda parece levemente duplicadas, especialmente o triângulo, a pomba e a palavra Brasil.

Erros de cunhagem

Duplicações de design são apenas alguns de defeitos de fabricação que podem afetar as moedas. Há muitos outros que também chamam atenção e podem ser valiosos; isso inclui, por exemplo, os reversos invertidos, os cunhos irregulares ou até discos trocados. Clique aqui para saber mais sobre moedas raras com erros de cunhagem que são valiosas.

Estado de conservação

Também é importante mencionar que moedas bem preservadas são sempre as mais valiosas de todas. Moedas em más condições, muito danificadas, perdem o seu valor e, em alguns casos, deixam de ser colecionáveis. O estado de conservação é tão relevante dentro do mundo da numismática que existe uma escala que visa classificar as moedas conforme seu estado de preservação. Confira abaixo a escala completa:

  • Flor de Cunho (FC): A moeda mais bem conservada de todas é brilhosa e parece nova.
  • Soberba (S):  Uma moeda quase perfeita com 90% dos detalhes conservados
  • Muito Bem Conservada (MBC): Aqui 70% dos detalhes originais são mantidos; é possível uma outra imperfeição um pouco mais visível, mas ainda temos uma moeda boa
  • Bem Conservada (BC): Essa é uma moeda intermediária que conserva 50% dos detalhes originais
  • Regular (R): Uma moeda majoritariamente ruim com perda significativa de detalhes e de difícil identificação
  • Um Tanto Gasta (UTG): A pior moeda possível dentre todas; são as mais desgastadas e grande parte das vezes perdem totalmente o seu valor
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?