Matemática é provavelmente uma das matérias que mais geram reclamação, em praticamente todo o mundo. Os estudantes que não gostam de matemática muitas vezes enfrentam altos níveis de estresse quando se trata de provas e até mesmo deveres de casa, achando as tarefas difíceis ou chatas e dizendo que simplesmente não valem nada.
Se você sempre teve problemas com matemática na escola, talvez ache ainda mais difícil quando precisar estudar para vestibular ou concurso público. Afinal, tais provas exigem um nível mais amplo de conhecimento e você nunca sabe realmente o que irá cair.
Mas a matemática realmente não é impossível se você estiver disposto a trabalhar. Os estudantes geralmente acham o assunto tedioso ou difícil porque não dedicaram tempo para entender as fórmulas e os princípios, não dominaram o básico ou não praticaram o suficiente.
Prática, prática e mais prática!
Isso não é muito segredo, mas muitos alunos ignoram esse conselho essencial quando se trata de matemática. Matemática exigia muito trabalho e não é um assunto que você possa memorizar de um livro didático na noite anterior à prova.
Você precisará entender a lógica e os processos por trás dos problemas, o que vem naturalmente com a prática. Ele também permite que você identifique e trabalhe com erros e enganos comuns, ajudando você a se tornar um estudante melhor de matemática.
Mesmo se você achar que entende um conceito ou fórmula em particular, todo o seu conhecimento existente pode ser jogado em um loop quando você se depara com um problema específico que é a ‘exceção à regra’ ou é particularmente complicado.
Você precisará de bastante prática para resolver problemas, e quanto mais prática você fizer, melhor – especialmente se você nunca entendeu totalmente o básico. Se você for fraco em matemática, fique mais forte pegando alguns livros de prática ou baixando alguns exercícios de prática grátis online.
Faça anotações extensas
Faça anotações detalhadas sobre o que seu professor está dizendo. Em vez de apenas copiar os exemplos ou fórmulas do quadro, anote as explicações e dicas dadas pelo seu professor.
Mais tarde, quando você revisar suas anotações ou fizer sua lição de casa, essas anotações podem ser apenas o que você precisa para resolver um problema difícil, pois você será capaz de se lembrar do que seu professor disse sobre como resolvê-lo.
Além disso, a matemática incentiva o aprendizado ativo, para que você se envolva enquanto ouve a palestra e pode absorver melhor o material em vez de se perder e tentar recuperar o atraso mais tarde.
Peça por ajuda
Nunca tenha medo de pedir ajuda enquanto estiver estudando. Se você é tímido ou tem dificuldade em falar abertamente em uma classe cheia de alunos, tente chamar o professor de lado ou então enviar um e-mail / whatsapp para ele tirando a dúvida.
No estudo para concursos, quando se aprende sozinho, tente buscar vídeos que tirem sua dúvida, deixe seu comentário ou até mesmo envie uma mensagem para um colega que também está na mesma missão que você.
Matemática é um assunto cumulativo, o que significa que você precisará de uma base sólida ou ficará para trás fácil e rapidamente.
Tudo bem se você não conseguir reunir coragem para fazer uma pergunta em sala de aula, mas você sempre pode abordar seu professor após a aula, durante os tutoriais ou durante o expediente.
Algumas palestras também têm professores assistentes que você pode pedir ajuda caso seu professor esteja muito ocupado.
Assim que você se deparar com um problema que você não consegue resolver, peça ajuda a eles para que você possa descobrir isso antes do final do semestre e você estiver perdendo a cabeça.
Você também pode obter ajuda de seus colegas, procurar tutoria se estiver realmente tendo dificuldades ou ingressar em um grupo de estudos onde podem discutir os problemas juntos.
Às vezes, você só precisa que algo seja explicado de uma maneira diferente para realmente entendê-lo. Obter algum suporte e ajuda pode ser exatamente o que você precisa para dominar uma aula de matemática!
E então, gostou de conhecer as dicas?
Não deixe de ler também – Artes ajudam as crianças com matemática e pensamento crítico, dizem pesquisas