3 dicas cruciais que valem para qualquer estudante

Estudar demanda disciplina, mas muitos acabam se perdendo na rotina. Depois disso, entretanto, começam a receber notícias desanimadoras. Notas ruins, reprovações, metas não atingidas… Bom, de fato, quem estuda espera chegar lá na frente e percebeu que valeu a pena o esforço.

Confira a seguir dicas de estudo cruciais que valem para todo estudante: para concursos, vestibulares, Enem, na faculdade ou escola.

1. Faça boas anotações de estudo

Fazer boas anotações envolve datar cada sentença importante, que certamente aparecerá na sua prova. Além disso, significa organizá-las muito bem, de acordo com cada matéria para que você otimize seu tempo.

Já demos várias dicas por aqui de como você pode criar suas anotações. Dê uma olhadinha nesse artigo: 5 métodos eficazes para fazer anotações

2. Revise suas anotações todos os dias

Gaste 30 minutos todas as noites revisando as anotações de cada sessão de estudo que realizou. A pesquisa mostra que revisar o novo material dentro de 24 horas após ouvi-lo aumenta significativamente a retenção desse material.

Além disso, revisar o material antes do próximo período de aula permite que você identifique pontos de confusão que o prepararão para pesquisar e tirar suas dúvidas no dia seguinte.

3. Não até o último minuto para estudar

Esperar até a noite anterior de uma prova da faculdade ou então apenas umas semanas para um concurso, em quase todos os casos, não leva às melhores notas.

Um erro que muitos cometem, mas que pode ser bastante prejudicial. Claro que você pode também fazer leituras ou ver algumas aulas em vídeo na noite anterior. No entanto, estudar com antecedência é essencial para obter notas boas. Para quem vai prestar concurso, então, o estudo deve começar até mesmo sem ter lançado o edital.

E então, o que achou das dicas? Leve elas para a sua vida accadêmica e conquiste seus objetivos de aprendizado!

Não deixe de ler também – Dicas de estudo para alunos do ensino médio

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.