Economia

13º salário do INSS: Pagamento da 2ª parcela para quem ganha mais que o piso

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que possuem o NIS terminado em 1 e 6 já recebem a segunda parcela da antecipação do 13º salário do instituto.

Nesta sexta-feira (2) recebem também a segunda parcela do abono natalino os segurados que tenham o número do NIS terminado em 2 e 7. Vale ressaltar que este grupo é o que recebe o benefício com valor superior ao piso nacional.

Além disso, a segunda parcela é sujeita cobrança da alíquota do Imposto de Renda, aplicada quando o beneficiário é contribuinte da Receita Federal. Desta forma, 50% do abono é descontado conforme o percentual.

Os segurados que recebem até um salário mínimo também estão recebendo seu abono. Para esses beneficiários, o calendário foi iniciado no dia 24 de junho e será estendido, também, até o dia 7 de julho.

De modo geral, tem direito ao 13º salário do INSS, os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Estão excluídos do abono natalino pela legislação, os cidadãos amparados por benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Renda Mensal Vitalícia (RMV).

A antecipação do 13º salário do INSS foi mais uma medida do Governo Federal para apoiar os cidadãos e cooperar com a movimentação da economia do país em tempos de crise decorrente da pandemia da Covid-19.

A iniciativa injetará cerca de R$ 52,7 bilhões na economia do país, conforme previsto pela Secretaria da Previdência do Ministério da Economia.

Calendário da segunda parcela do 13° salário do INSS

Benefícios com valor máximo de um salário mínimo

Dígito final 2ª parcela – Junho
1 24 de junho
2 25 de junho
3 28 de junho
4 29 de junho
5 30 de junho
6 01 de julho
7 02 de julho
8 05 de julho
9 06 de julho
0 07 de julho

 

Benefícios superiores a um salário mínimo

Dígito final 2ª parcela – Junho
1 e 6 01 de julho
2 e 7 02 de julho
3 e 8 04 de julho
4 e 9 06 de julho
5 e 0 07 de julho

Veja também: INSS: Qual o valor do teto máximo? Confira