Economia

13º salário do INSS: Consultas já estão disponíveis

Segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem consultar o valor e a data que receberão a primeira parcela do 13º salário. Os pagamentos começam a partir do dia 25 de abril, junto aos repasses do benefício mensal.

Tradicionalmente, o 13º salário dos aposentadorias e pensões do INSS é distribuído somente no segundo semestre de cada ano, entre os meses de agosto e dezembro. Lembrando que o benefício extra é concedido em duas parcelas.

Quem tem direito ao 13º salário do INSS

O 13º salário será concedido aos segurados que recebem os seguintes benefícios:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria especial;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-reclusão.

Cabe salientar que os beneficiários de programas assistenciais, como os que recebem o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada) e a Renda Mensal Vitalícia não recebem o salário extra. Por lei, o benefício não pode ser concedido a esses públicos.

Calendário do pagamento do 13º do INSS

Para quem recebe um salário mínimo:

Dígito final NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 25 de abril 25 de maio
2 26 de abril 26 de maio
3 27 de abril 27 de maio
4 28 de abril 30 de maio
5 29 de abril 31 de maio
6 02 de maio 01 de junho
7 03 de maio 02 de junho
8 04 de maio 03 de junho
9 05 de maio 06 de junho
0 06 de maio 07 de junho

 

Para quem ganha acima de um salário mínimo:

Dígito final NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 e 6 02 de maio 01 de junho
2 e 7 03 de maio 02 de junho
3 e 8 04 de maio 03 de junho
4 e 9 05 de maio 06 de junho
5 e 0 06 de maio 07 de junho

 

Consulta ao benefício do INSS

Os aposentados e pensionistas podem consultar os seus benefícios pela central telefônica do INSS, no número 135, ou acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Veja como realizar as operações a seguir.

Consulta pelo site

  1. Acesse o site;
  2. Na página inicial, vá em “Entrar com gov.br”;
  3. Em seguida, informe o CPF e clicar em “Continuar”
  4. Na página seguinte, digite a senha e clique em “Entrar”;
  5. Na página inicial, clique em “Extrato de Pagamento”;
  6. Feito isto, clique na seta ao lado do pagamento de abril para que o extrato seja aberto.

 

Consulta pelo aplicativo

  1. Abra o app Meu INSS;
  2. Clique em “Entrar com gov.br”;
  3. Informe o CPF e vá em “Continuar”;
  4. Depois, digite sua senha e vá em “Entrar”;
  5. O sistema perguntará se quer registrar o aparelho para receber notificações, escolha “Não permitir” ou “Permitir”;
  6. Na página inicial, vá em “Extrato de pagamento”;
  7. Clique na seta ao lado do pagamento de abril para que o extrato será aberto.