13 matérias de Sociologia mais cobradas em provas

Saiba o que estudar dessa disciplina!

Desde 2009 o Exame Nacional do Ensino Médio traz questões relativas à matéria de Sociologia. Mas antes mesmo do Enem, provas de vestibulares e de concursos públicos já cobravam essa matéria de diferentes formas.

As questões que envolvem Sociologia (e filosofia também), são normalmente interpretativas e ligadas a atualidades. Por isso é comum que os professores indiquem o estudo da sociologia relacionando a assuntos do cotidiano, fazendo contrapontos e alusões.

Para a sociologia é sempre válido tentar argumentar sobre qualquer campo da sociedade. Essa análise é fundamental para exercer a cidadania e o direito de pensar.

Podemos citar os 13 temas bem corriqueiros acerca da sociologia em vários anos do Enem, assim como de vestibulares e concursos públicos.

  1. Metodologias de trabalho
  2. Ideologia
  3. Cultura e indústria cultural
  4. Movimentos culturais
  5. Meios de comunicação, tecnologia e cultura de massa
  6. Cidadania
  7. Favelização
  8. Violência
  9. Movimentos Sociais
  10. Identidade de gênero
  11. Organização científica do trabalho, sobretudo Taylorismo e Fordismo
  12. Desigualdades sociais
  13. Conflitos de terra

Fique atento nas notícias do dia a dia, pois certamente algumas delas podem ser citadas no ENEM com cunho sociológico.

Um exemplo atual é o isolamento social por conta do novo coronavírus, as decisões humanas sobre o tema, etc.

Sociólogos célebres que podem ser citados no ENEM

Geralmente as questões do ENEM sobre sociologia vêm juntamente com citações de sociólogos renomados para embasar as informações. Eles também podem surgir nas redações, a saber.

Os nomes célebres da conhecida Sociologia em Geral, são Marx, Weber e Durkheim. Os três são condecorados como os “Pais da Sociologia”.

Também podemos citar os sociólogos de renome aqui do Brasil. São diversos os especialistas no assunto e que exerceram um papel importante na análise de diversos problemas enfrentados no País.

Os principais são: Sérgio Buarque de Holanda, Roberto DaMatta, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes e Gilberto Freyre. Não deixe de conhecer um pouco da biografia de cada um e suas atuações, seus livros mais famosos, etc.

O que achou do artigo? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também: Como fazer uma boa introdução de redação para o Enem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.