Na crise da Covid 19, pequenas empresas não estão conseguindo empréstimos ou financiamentos para quitar suas dívidas , segundo uma pesquisa do Sebrae 60% das empresas tiveram seus pedidos negados.
Uma grande parte também dos empreendedores de micro e pequenas empresas, também não sabem de todas as oportunidades de créditos disponíveis devido a Crise Covid 19.
Esses dados foram revelados pela segunda pesquisa “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, realizada pelo Sebrae entre os dias 3 e 7 de abril.
Nesse momento delicado muitas empresas foram obrigadas a mudar sua forma de trabalhar, porém segundo a pesquisa 6,6% desses empreendedores não se adaptaram as mudanças.
Mas o que pode levar uma empresa, a falir ou até mesmo não estar preparada para uma crise como essa? A falta de um planejamento estratégico e um plano de negócio podem ser uma das muitas causas.
1. Missão, valores e visão
Esse é um passo essencial no seu planejamento, é muito importante que você deixe claro quais são os objetivos dessas 03 missões.
A missão é a razão pela qual sua empresa existe, qual seu intuito, sua motivação.
Valores agrega tudo que sua empresa quer passar como respeito, confiança, integridade, se faz parte de alguma ação social.
Visão é o objetivo da sua empresa, é a parte que você almeja onde quer estar daqui 10, 20 anos. Ela precisa ser prática, visível e realista.
2. Estabelecer suas metas e objetivos
Como saber se está alcançando os objetivos da sua empresa, senão tiver toda uma programação de tudo aquilo que deseja conquistar não é mesmo?
É muito importante documentar tudo isso, e é muito importante que os colaboradores estejam cientes de todos eles.
Lembrando que objetivos são conquistas a longo prazo, já metas são mais rápidas de ser alcançadas.
3.Analise o ambiente interno e externo da empresa
Essa análise interna deve ser feita identificando os pontos forte e fracos da organização. Faça uma lista com os principais recursos que são necessários para atingir as metas e objetivos citados anteriormente.
Já a análise externa deve ser feita tanto do ambiente econômico, quanto também dos cliente, fornecedores.
Essas análises são importantes pois cria um ambiente colaborativo e integrado para a construção da estratégia.
4. Monitoramento de resultados
Essa é uma forma de ter controle se realmente as metas estão sendo batidas, e os objetivos alcançados.
Esse monitoramento pode ser feito através dos relatórios de lucratividade, opinião do cliente, retorno sobre o investimento, etc.
O importante é analisar e guardar esses resultados. Para que possa comparar mais pra frente com as próximos análises.
Caso seja um planejamento muito grande, divida e faça a análise em blocos.
Esse planejamento é muito importante para um controle da empresa, pois em momentos como esses que estamos passando, é através dele que você empreendedor, vai conseguir avaliar melhor quais os melhores passos a serem tomados.