Julho tem sido um mês movimentado dentro da equipe de desenvolvimento do WhatsApp. As versões betas para Android do aplicativo estão testando uma nova forma de enviar imagens e vídeos para contatos, permitindo que os usuários escolham a qualidade. As informações são do site WABetaInfo, que acompanha as atualizações das versões betas do WhatsApp.
Hoje, se alguém deseja enviar uma foto ou vídeo com tamanho maior, a própria ferramenta do WhatsApp comprime o arquivo para que o envio e o download ocorram mais rápido e gaste menos os dados dos usuários. No entanto, a medida também diminui a qualidade da foto ou vídeo.
Por isso, duas novas versões do WhatsApp beta para Android estão em fase de testes. A primeira, lançada no dia 1° de julho, numerada como 2.21.14.6, é a responsável por trazer a opção de escolher a qualidade de vídeo a ser enviada. Serão três opções:
- Auto: O próprio aplicativo vai detectar qual a melhor compressão para ser feita no vídeo a ser enviado.
- Melhor qualidade: O WhatsApp sempre vai enviar os vídeos na melhor qualidade disponível.
- Economia de dados: Com essa configuração, o WhatsApp sempre vai comprimir os vídeos antes de enviá-los.
A versão beta mais recente do app, lançada hoje (8/7) e numerada como 2.21.14.16, traz as atualizações para envio de fotos em maior qualidade. No caso, as configurações são as mesmas para o caso dos vídeos, com três opções: Auto, Melhor qualidade e Economia de dados.
Conforme as capturas de tela do WABetaInfo indicam, parece que as opções de qualidade no envio de imagens e vídeos estarão no menu de configurações do WhatsApp e se aplicarão a todas as fotos. Ou seja, o usuário não terá que escolher a qualidade em cada envio.
LEIA MAIS:
WhatsApp vai lançar recurso que permite visualizar foto e vídeo apenas uma vez; confira
WhatsApp Pay alcança todos os smartphones do Brasil e especialista afirma que ferramenta pode se tornar o maior player para o e-commerce
Como enviar fotos e vídeos com maior qualidade hoje
Atualmente, já é possível enviar fotos e vídeos na qualidade em que foram gravados. No entanto, o modo de se fazer isso não é tão intuitivo.
Para enviar uma foto ou vídeo de maior qualidade, é preciso fazer os seguintes passos:
- Dentro de uma conversa, toque no símbolo de “Clipe”, ao lado do símbolo da “Câmera”;
- Selecione “Documento” no canto esquerdo superior do pop-up;
- Selecione “Procurar outros documentos…”;
- No menu esquerdo, você precisa encontrar a pasta onde a foto ou vídeo está salvo. É provável que ela esteja na pasta de “Imagens” ou “Vídeos”, disponível no menu no canto esquerdo da tela.
- Escolha o arquivo de imagem ou vídeo e envie.
WhatsApp Beta: como fazer parte do programa de testes
O WhatsApp Beta está com todas as vagas preenchidas no momento. Caso você queira testar sua sorte, é só seguir os passos abaixo.
Antes de entrar do “grupo de testes” do WhatsApp e ter acesso a novos recursos, é preciso saber que você pode enfrentar bugs, erros inesperados e problemas de interrupção no aplicativo. Se mesmo assim há o interesse em fazer parte da versão beta, você precisa ter um aparelho Android.
Isso porque o WhatsApp Beta só está disponível na Google Play. Para acessá-lo, é só entrar pela sua conta dentro da loja de apps e:
- Acessar o link para o programa de testes do WhatsApp Beta.
- Clique em “Participar do programa de testes”.
- A mensagem a seguir comprovará a participação no programa. (Ou indicará que o limite de participantes já foi alcançado.)
É necessário que o usuário já tenha baixado a versão oficial do WhatsApp antes de realizar o procedimento. Após a confirmação, será feita uma atualização do aplicativo automaticamente, ou você pode atualizar automaticamente direto na Google Play.
Já as funções novas serão baixadas automaticamente para usuários Beta, que terão acesso antecipado a elas para, obviamente, testá-las. É preciso deixar claro que o WhatsApp vai ter acesso a sua experiência como usuário.
Para sair do programa de testes e retornar a versão oficial, o usuário precisa acessar o mesmo link em que se inscreveu e desinstalar a versão beta. Depois, será possível baixar o WhatsApp “normal”, mas a empresa explica que talvez leve algumas horas até que isso seja possível.