Durante o ano de 2021, o WhatsApp implementou vários recursos na plataforma, alguns deles voltados ao serviço de áudio, como a ferramenta de aceleração e a que pausa a gravação da mensagem de voz.
A novidade que está sendo testada agora, prevê aos usuários a possibilidade de ouvir os áudios enquanto navegam em outras áreas do aplicativo, como em outros chats, no status ou nas configurações, por exemplo.
Veja também: WhatsApp: Veja 7 novas funções que podem ser liberadas em 2022
A intenção, é não limitar a reprodução da mensagem de voz à tela da conversa em que foi enviada. As informações foram encontradas pelo site WABetaInfo, especializado em divulgar com antecedência possível melhorias do aplicativo.
Segundo o portal, a nova funcionalidade já está sendo testada na versão beta dos aparelhos com sistema IOS. Além deles, também já podem conferir a novidade o mensageiro de testes voltado ao campo profissional (WhatsApp Business).
Se o seu WhatsApp é o beta, ou seja, versão para testes de funcionalidades, basta verificar no App Store se é possível fazer uma nova atualização. Caso haja alguma pendente, instale na nova versão.
Após realizar a atualização, verifique no seu WhatsApp se é possível ouvir algum áudio estando em outra parte do mensageiro. Caso não, isso significa que o serviço ainda não foi disponibilizado para você. Neste caso, aguarde uma nova atualização da plataforma.
Caso o seu aparelho tenha o sistema operacional Android, será necessário aguardar mais atualizações do WhatsApp. De acordo com o WABetaInfo, até o momento o recurso se encontra apenas em desenvolvimento em iPhones.
As comunidades funcionarão como grupos secundários anexados a grupos maiores. Neste caso, em um grupo geral com as pessoas de uma pequena empresa, por exemplo, será possível criar comunidades com funcionários de cada setor.
Esta funcionalidade já está em fase testes no mensageiro beta IOS. Ela permite que o usuário transcreva áudios caso não consiga ouvi-los em um determinado momento. Além disso, será de grande valia para os deficientes auditivos que utilizam a plataforma de mensagens.
Também em fase de testes está o recurso que permite aos administradores de grupos apagar mensagens enviadas no chat, sendo de própria autoria ou dos demais integrantes. A novidade dará mais controle ao gerente do grupo, ao evitar situações desconfortáveis, por exemplo.
O WhatsApp busca possibilitar que uma mesma conta seja conectada à dois celulares. Atualmente o serviço só está disponível apenas entre um celular e outros dispositivos, como computadores e notebooks.
A opção do envio de criptomoedas será habilitada apenas para os usuários dos Estados Unidos, até o momento. O WhatsApp permitirá que usuários recebam e enviem criptomoedas pela plataforma, através de uma parceria com a Novi (carteira digital do Facebook).
O mensageiro já está testando o novo atalho de respostas rápidas. A ferramenta indica mensagens prontas de forma rápida para que o usuário não perca tempo na conversa, substituindo o antigo atalho “/”.
Assim como no Facebook, Messenger e Instagram, o WhatsApp também terá a opção que permite ao usuário reagir a mensagens específicas nos chats. A emoções serão por meio de emojis e outros símbolos.