WhatsApp quer permitir que mensagens enviadas possam ser editadas
Funcionalidade está sendo desenvolvida para o aplicativo de Android e já está em testes na versão web e no iPhone
O WhatsApp estava desenvolvendo uma forma de editar mensagens para quem usa o aplicativo em um aparelho Android. O recurso ainda está em desenvolvimento e o site WABetaInfo, especializado em notícias sobre o aplicativo, conseguiu descobrir que haverá um alerta para quando uma mensagem for editada.
A novidade foi descoberta na atualização 2.23.10.10 do WhatsApp beta para Android e o site aponta que esta deve ser a parte final do recurso antes de liberar a capacidade de editar mensagens para os beta testers, como são chamados os usuários da versão de testes do app. A expectativa é que a funcionalidade seja lançada logo para eles.
LEIA MAIS: WhatsApp começa a testar novo layout para Android
As mensagens editadas serão atualizadas com sucesso para todos na conversa, caso estejam usando a versão mais recente do WhatsApp. Por isso, o WABetaInfo supõe que a funcionalidade só seja lançada para todos os usuários do aplicativo oficial quando as versões mais antigas do WhatsApp expirarem, para evitar que pessoas utilizem um app sem poder ser atualizado.
Função já está em testes em outras versões
A funcionalidade para edição de mensagens enviadas já está em testes em outras versões do aplicativo. O WhatsApp Web beta, por exemplo, já mostra como o recurso poderá ser usado. Como você pode ver nesta captura de tela disponibilizada pelo WABetaInfo, a ação “editar mensagens” está finalmente disponível quando se abre as opções de menu para uma mensagem de texto.
Ao selecionar esta opção, o usuário será solicitado a editar a mensagem em uma nova janela. Caso o recurso esteja habilitado para sua conta do WhatsApp, você tem até 15 minutos após enviar uma mensagem para editá-la tanto conversas privadas quanto em grupos, sendo possível editar as mensagens várias vezes.
O limite de tempo na edição de mensagens foi definido para manter a autenticidade da conversa para que os usuários não consigam alterar completamente a mensagem após muito tempo, pois esse recurso é uma ferramenta que deve ser utilizada apenas para corrigir erros de digitação. Observe que só é possível editar mensagens de texto, e algumas melhorias para os recursos de edição estão planejadas para serem lançadas no futuro.
A mesma função foi habilitada para a versão beta do WhatsApp para iOS, como foi possível ver na atualização 23.10.0.70. As configurações do recurso são as mesmas descritas para o WhatsApp Web beta, mas o site especializado aposta que outras melhorias para esse recurso estão planejadas para uma atualização futura do aplicativo.
Integração com smartwatches
Depois de instalar a atualização 2.23.10.10 para o WhatsApp beta para Android, alguns beta testers notaram que o aplicativo estava listado como compatível com seu smartwatch, em particular, com Wear OS.
O Wear OS é um sistema operacional Android projetado para smartwatches (relógios inteligentes) e a última atualização do WhatsApp beta para Android é – finalmente – compatível com ele. Agora, os usuários agora podem ficar conectados e acessar seus chats e mensagens diretamente de seu smartwatch. No momento, o aplicativo inclui recursos como mensagens de bate-papo e mensagens de voz.
De acordo com as informações do WABetaInfo, o WhatsApp solicitará que o usuário tente vincular sua conta do WhatsApp a um dispositivo Wear OS. Ao vincular o aplicativo do smartwatch à conta do WhatsApp, um código de oito dígitos aparecerá no relógio solicitando que o usuário digite o código em seu smartphone.
Depois de inserir o código, as conversas serão sincronizadas com segurança em seus dispositivos para que seja possível começar a usar o WhatsApp pelo smartwatch. É importante destacar que as mensagens no aplicativo do smartwatch ainda preservam a criptografia de ponta a ponta, pois dependem de recursos de vários dispositivos.
A funcionalidade amplia a possibilidade de usar o WhatsApp em mais aparelhos, simplificando a mobilidade. Tendo em vista que os smartwatches estão se popularizando, introduzir a compatibilidade com o Wear OS é uma jogada muito boa, pois os usuários finalmente poderão usar o WhatsApp de uma maneira mais conveniente em seus smartwatches.