Uma prática muito comum por todos os brasileiros que usam o Whatsapp pode sofrer uma alteração significante nos próximos dias. Trata-se do famoso ‘PRINT’, que consiste em capturar a imagem do que está aparecendo na tela do celular naquele exato momento.
Contudo, é importante que todos saibam que essa prática no Whatsapp poderá ser informada para o usuário que está do outro lado da tela. Acontece que o mensageiro, que passará por uma nova atualização em breve, poderá começar a notificar os contatos sobre os prints que forem tirados de suas conversas, com o objetivo garantir maior privacidade para todos os usuários.
A nova mudança no Whatsapp, caso saia do papel, acontecerá para garantir maior segurança dos usuários da plataforma. No entanto, essa nova função vem dividindo opiniões entre as pessoas. Enquanto alguns acham a medida desnecessária, outros concordam e defende a nova atualização do aplicativo.
Quando o Whatsapp poderá liberar o aviso de print?
A dona do Whatsapp é a META, empresa que também é responsável pelo Instagram e o Facebook. O mensageiro tem objetivo de alertar a todos os usuários do aplicativo para que tenham melhor controle sobre suas informações pessoais.
O aviso de print, caso seja liberado pelo Whatsapp, vai permitir que alguns usuários utilizem com precaução a plataforma e não façam o uso indevido das fotos e documentos de outras pessoas. Assim, as notificações sobre os prints poderão melhorar o uso do aplicativo de conversas.
É importante destacar que até o momento o Whatsapp não confirmou oficialmente quando irá liberar essa nova função.
Nova função vem sendo especulada há algum tempo
No fim de 2021, surgiu nos meios sociais uma suposição de que o WhatsApp estaria estudando a implementação de um terceiro visto na confirmação de leitura das mensagens. O novo sinal azul serviria para revelar quando um usuário tirou print da conversa.
No entanto, na época a empresa esclareceu que o rumor era falso. A plataforma informou que não tinha pretensão, até então, de inserir um novo visto no recebimento e confirmação de leitura de mensagens na plataforma. Os tiques azuis servem apenas para confirmar que o contato visualizou uma mensagem que você enviou.
Na época, foi informado que o objetivo do mensageiro seria garantir mais transparência aos usuários e proteger informações compartilhadas em grupos. A nova ferramenta serviria para identificar quem tirou o print e divulgou o conteúdo do chat particular.