No início deste ano, o WhatsApp já havia lançado uma nova versão de seu aplicativo para Windows e, aproveitando a situação, também começou a reformular o app para os computadores Mac, da Apple. O recém relançamento do WhatsApp para Mac traz a possibilidade de fazer chamadas em grupo pelo computador, a principal novidade da aplicação.
Com o novo app WhatsApp para Mac, agora é possível se conectar com até oito pessoas em chamadas de vídeo e até 32 pessoas em chamadas de áudio. Além disso, é possível entrar em uma chamada em grupo após o início dela, ver seu histórico de chamadas e escolher receber notificações de chamadas recebidas, mesmo quando o app estiver fechado.
O app foi remodelado para os usuários do Mac, permitindo a realização de tarefas mais rapidamente quando usar o WhatsApp em uma tela grande. Para compartilhar arquivos, por exemplo, só é preciso arrastá-los e soltá-los em uma conversa. Também é possível ver mais conteúdo do histórico de conversas.
Assim como em qualquer dispositivo, o WhatsApp para Mac mantém a privacidade das mensagens e chamadas pessoais em todos os dispositivos com criptografia de ponta a ponta. Por enquanto, o app só está disponível para download no site WhatsApp.com, mas em breve deve chegar à App Store.
App para Windows
O WhatsApp tem um aplicativo para desktops desde o Windows 10, pelo menos, mas o foco sempre foram os dispositivos móveis. No entanto, para aprimorar a experiência de usuários, a empresa reformulou seu aplicativo para Windows em março de 2023.
LEIA MAIS: Whatsapp Web: 5 truques que você precisa aprender agora
O novo app para computador do Windows carrega mais rápido e tem uma interface conhecida dos usuários desse sistema operacional e do WhatsApp. Ele também trouxe a possibilidade de organizar chamadas de vídeo em grupo com até oito pessoas e de áudio com até 32. Segundo o WhatsApp, a intenção é aumentar esses limites ao longo do tempo.
Assim como o Mac e todos os outros aplicativos do mensageiro, a versão para desktop Windows também garante a criptografia de ponta a ponta e que permite a comunicação multiplataforma entre celulares, computadores, tablets e muito mais. Isso significa que as mensagens pessoais, sua mídia e suas chamadas estão sempre protegidas com criptografia de ponta a ponta em todos os dispositivos.
WhatsApp web testa bloqueio de tela
O WhatsApp já vem trabalhando em um recurso de bloqueio de tela para a versão de Desktop do app desde o ano passado. Depois de muito tempo de testes internos, o WhatsApp está liberando esse recurso para alguns beta testers que usam a versão mais recente do WhatsApp Web beta. A novidade foi revelada pelo WABetaInfo, site de notícias sobre o programa de testes do app.
Com esse recurso, será possível proteger o aplicativo de acessos não autorizados com uma senha. Como você pode ver nesta captura de tela disponibilizada pelo WABetaInfo, o WhatsApp Web está bloqueado graças ao recurso de bloqueio de tela e pede uma senha para visualizar a lista de suas conversas.
Para ativar esse recurso, os comandos serão fáceis. Basta abrir Configurações do WhatsApp > Privacidade. Nesta tela, haverá um ponto de entrada de bloqueio de tela. Quando ativado, o usuário terá que inserir uma senha para desbloquear o WhatsApp Web.
Na mesma tela também é possível configurar esse recurso escolhendo quando a senha deverá ser solicitada ao usuário. Se o usuário esquecer a senha, será necessário sair do WhatsApp Web e fazer login novamente digitalizando o código QR.
Vantagens
Usar o recurso de bloqueio de tela no WhatsApp Web oferece uma vantagem em termos de privacidade. Ao ativar esse recurso, o usuário garante que, mesmo que alguém obtenha acesso ao seu computador enquanto ele estiver ausente, essa pessoa não conseguirá acessar seus bate-papos e mensagens do WhatsApp sem inserir a senha.
Além disso, as notificações push não aparecerão quando a tela estiver bloqueada. Isto definitivamente ajuda os utilizadores a manter a confidencialidade das suas conversas, aumentando a privacidade e evitando que utilizadores não autorizados vejam as suas informações pessoais.