Não é mais preciso esperar. A Meta lançou nessa quinta-feira (21) o tão aguardado recurso de transcrição de mensagens de voz para o WhatsApp. Essa ferramenta, que é nativa da plataforma, promete processar os textos no próprio dispositivo.
De acordo com a empresa, o sistema de transcrição de voz garante a criptografia de ponta a ponta e a segurança dos conteúdos. Assim, os usuários não devem se preocupar com qualquer tipo de vazamento.
“Transcrições de mensagens de voz estão chegando para o WhatsApp. Aproveite!”, disse o bilionário Mark Zuckerberg, dono da Meta, em mensagem enviada aos usuários ainda na quinta-feira (21).
Passo a passo para ativar o recurso no seu WhatsApp
Para ativar o novo recurso no seu celular, basta seguir os passos abaixo:
- Abra as Configurações do WhatsApp.
- Toque em Conversas.
- Ative ou desative as Transcrições de mensagens de voz.
- Depois de ativar as Transcrições de mensagens de voz, selecione o seu idioma de transcrição.
Ainda não está disponível para mim
Se o novo recurso ainda não está disponível em sua conta, não há com o que se preocupar. De acordo com a Meta, a ferramenta ainda está em fase de implementação global. Assim, nem todos os usuários recebem a atualização ao mesmo tempo.
Nas redes sociais, no entanto, é possível perceber que vários usuários brasileiros já começaram a utilizar o novo sistema. “Finalmente o WhatsApp liberou a função de transcrição de áudios”, escreveu um internauta no X.
A nova função
A nova função estudada pela Meta vinha sendo testada desde o último mês de julho ainda na versão beta. A ideia geral do sistema é ajudar as pessoas que recebem arquivos muito extensos.
Além disso, o novo serviço também promete contribuir com os cidadãos que usam o aplicativo para trabalho, e os PCDs com baixa ou nenhuma audição.
De uma maneira resumida, o WhatsApp pode transcrever áudio e texto de maneira nativa, o que significa necessariamente que o usuário não precisaria mais escutar a mensagem de voz para saber o que foi dito pela pessoa que enviou o áudio.
Além do idioma português, o usuário ainda poderia gerar transcrições em 40 idiomas diferentes. Este é um recurso que pode facilitar a vida de cidadãos que precisam se comunicar com pessoas de outros países.
WhatsApp sem internet
A transcrição de áudio certamente não é o único ponto que está sendo trabalhado pelo WhatsApp nesse momento. De acordo com informações de bastidores, a Meta também estaria trabalhando no desenvolvimento de uma ferramenta que poderia permitir que os seus usuários usassem o aplicativo sem necessidade de uma conexão com a internet.
A nova funcionalidade poderá permitir que o usuário envie e receba documentos, fotos, vídeos além de outros arquivos mesmo sem ter conexão à internet.
Mas como seria possível enviar esses documentos sem ter internet? Ainda de acordo com essas fontes, a ideia da Meta é permitir esse envio apenas quando pessoas estiverem próximas umas das outras.
A ferramenta ainda estaria sendo trabalhada pelo WhatsApp em sua versão para Android. Mas, em um segundo momento haverá a funcionalidade semelhante também nos aparelhos que operam com sistema iOS.
Diferenças entre sistemas
E por que essa diferenciação é necessária? Ainda de acordo com as informações de bastidores, o plano da Meta é fazer com que o sistema de compartilhamento sem internet funcione de maneira diferente entre esses diferentes sistemas.
No caso dos celulares com iOS seria necessário escanear uma espécie de QR code para iniciar o compartilhamento do arquivo. Já no caso do Android, seria necessário apenas usar o método de detecção da proximidade dos aparelhos. Esse sistema já vem embutido nos celulares.
De todo modo, vale sempre lembrar que este procedimento ainda está em desenvolvimento. Não está descartado, por exemplo, que o WhatsApp decida permitir a mesma forma de compartilhamento tanto para Android como também para o iOS.