Usuários do WhatsApp têm suas mensagens guardadas por criptografia de ponta a ponta. A tecnologia é disponibilizada pelo mensageiro há 5 anos, que além de proteger mensagens escritas, assegura arquivos de mídia, mensagens de áudio e chamadas de vídeo.
Normalmente os arquivos salvos em nuvens como o Google Drive e o iCloud não contavam com a mesma proteção. Porém, o aplicativo lançou um serviço que permite aos usuários proteger os seus backups em nuvem com a mesma segurança. Para isso, será necessário criar uma senha ou chave de criptografia de 64 dígitos.
Veja também: Novo golpe: Clonagem de WhatsApp por meio de contas falsas no Instagram
Sendo assim, tudo o que for armazenado só será disponibilizado para visualização para o próprio usuário, estando acessível no WhatsApp ou nos serviços de backup. O novo recurso foi liberado na última quinta-feira (14), no entanto, segue de forma gradual para apenas aparelhos que possuem a última versão do aplicativo.
Cabe salientar que caso as conversas do WhatsApp se percam e o usuário não se lembrar da senha ou da chave, será impossível restaurar o backup. Neste sentido, por questão de segurança o aplicativo não redefine a senha e nem restaura os backups sem o código de acesso.